Durante jogo do futebol feminino entre Bahia e Napoli, em Santa Catarina, com transmissão realizada pelo MyCujoo e CBF TV, neste domingo (25). Edson Florão, que acompanhava o jogo, fez um comentário racista, dizendo que as jogadoras do Bahia levavam vantagem por conta dos “cabelos exóticos”. “Acaba tendo que rifar a bola, facilitando especialmente o sistema defensivo da equipe do Bahia, que está aí com a sua vantagem de estatura, com esses cabelos exóticos, pelo menos uma meia dúzia. A Aline tem o cabelo mais exótico me parece dessa equipe do Bahia”, disse o comentarista.
Um espectador que acompanhava a partida alertou quanto ao comentário racista, porém seu aviso foi taxado de “mimimi”. Não satisfeito, o narrador Paulo Cesar Ferrarin continuou sendo preconceituoso ao mencionar que o “cabelo exótico” parecia com o da cantora Margareth Menezes. “Verdade. Eu estava até brincando com esses cabelos, parecia a Margareth Menezes”, afirma Paulo Cesar.
Ferrarin ainda disse que se o espectador de nome Paulo, tivesse entendido o comentário como sendo xenofóbico estava fora da realidade. “Grande abraço aqui para o Paulo. Oh, Paulo, que isso. A gente falou inclusive, estamos aqui com o pessoal do Bahia, das aparências. Se o Paulo achar que é um comentário xenofóbico comparar as artistas, que são maravilhosas, que a gente falou da Margareth Menezes, poderíamos citar alguém, a Daniela Mercury, outros tantos. Paulão, você está fora da realidade. Realmente é muito mimimi, meu amigo. A gente está elogiando. Talvez você não conheça Margareth Menezes, o talento dela e tudo que ela faz na classe artística. Pelo amor de Deus”, disse
Nas redes sociais MyCujoo e CBF se posicionaram sobre o ocorrido.
O MyCujoo pediu desculpas às jogadoras evolvidas e ressaltou que toda equipe de transmissão recebe orientação prévia para que comentários sobre características físicas das jogadoras não sejam feitos. A CBF lamentou também o ocorrido e pediu para que os profissionais fossem afastados.
Em sua rede social, a cantora Margareth Menezes, postou uma nota sobre o comentário racista feito durante o jogo, onde repudia toda e qualquer forma de preconceito e reforça que é impossível que comentários como esses sejam normalizados. “O fatídico episódio de hoje, durante o jogo Napoli X Bahia, em que comentários preconceituosos foram direcionados às atletas e à artista Margareth Menezes, é algo que não pode ocorrer. Sobretudo em tempos em que estamos discutindo e ampliando diálogos sobre racismo, machismo e sexismo. É absurdo, impensável e inadmissível que discursos como estes sejam normalizados”, escreveu.
Frescura do caralho. Comentarista faz piada com jogador de futebol o tempo todo.
O cabelo é feio mesmo. Foda-se.
Gomes, o “feio” é muito relativo. Inclusive, se vc tivesse “cara”, eu poderia fazer uma avaliação da sua diagramação. Cabelos black power são muito mais que representação de beleza negra, é resistência. Gostando ou não, respeite!