Nos dias 14 e 15 de setembro, serão realizadas duas oficinas abertas ao público: oficina de figurinos, na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha (Zona Norte), e oficina de máscaras, em Pedra de Guaratiba (Zona Oeste), sempre das 14h às 18h.
O projeto é uma realização da Fábrica de Gigantes, incubadora de projetos culturais com impacto social, idealizado e dirigido por Raquel Potí. As oficinas propõem uma vivência que vai muito além da técnica. A perna de pau — brinquedo milenar e símbolo de encantamento — é aqui trabalhada como ferramenta de expressão, consciência corporal e conexão com as raízes afro-diaspóricas.

Com uma abordagem lúdica, ancestral e fundamentada na cultura popular, as oficinas apresentam uma metodologia formativa voltada para um público abrangente, independentemente de idade ou experiência prévia. Ao todo, cada oficina será oferecida para 20 participantes, promovendo trocas significativas entre corpos, histórias e os territórios de Pedra de Guaratiba e Complexo da Penha.
Contemplado pelo Edital Territórios em Foco, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ), via Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), o projeto fortalece o protagonismo cultural das periferias e promove encontros entre grupos de pernaltas de diferentes regiões, como a Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, Pedra de Guaratiba, com o Grupo Gigantes de Pedra e também o grupo Gigantes Sonhadores, que une artistas oriundos de diversos territórios do rio.
A Fábrica de Gigantes é uma incubadora de projetos culturais com impacto social, que celebra nossas identidades regionais e fomenta a cultura. Por meio da perna de pau, o projeto potencializa narrativas históricas frequentemente silenciadas.
O projeto “Encontro de Gigantes”, é uma realização da Fábrica de Gigantes e reunirá três dos grupos de pernaltas criados ao longo desses anos , com artistas vindos de diferentes territórios do Rio e da Baixada Fluminense.
Na apresentação final, os grupos de pernaltas compartilharão suas histórias locais através de um cortejo. O Gigantes da Penha irá trazer a história de seu território, um dos primeiros quilombos da cidade do Rio de Janeiro, destacando a luta e a resistência negra. Já os Gigantes de Pedra vão celebrar figuras e personalidades locais, compartilhando a rica história de um território marcado pela tradição caiçara, e suas lutas pela preservação da natureza local.
“O Encontro dos Gigantes é um projeto de arte; uma plataforma de valorização das identidades periféricas e afro-diaspóricas, que encontra nas alturas das pernas de pau uma forma de projetar, de maneira poética e simbólica, as vozes e as histórias dessas comunidades. O evento cria um espaço de conexão entre diferentes territórios, celebrando a diversidade cultural e promovendo a união em torno das lutas históricas e atuais dessas populações”, diz Raquel Potí, diretora artística do grupo Gigantes Sonhadores.
Sustentabilidade
Pensando na sustentabilidade e no combate às mudanças climáticas, todo o figurino dos pernaltas foi criado por Alessandra Veiga a partir de materiais recicláveis coletados na Cooperativa de Catadores do Recreio dos Bandeirantes. O que seria lixo virou arte e identidade.
“Quando as pessoas veem nosso figurino, não acreditam que a maior parte daqueles materiais vieram do ‘lixo’, esses resíduos foram ressignificados, transformados pela Alessandra Veiga, em roupa para os nossos personagens encantados”, explica Potí.
Cortejo dos Grupos
Encerrando as oficinas, os grupos Gigantes de Pedra, Gigantes da Penha e Gigantes Sonhadores se encontram em um cortejo, como parte da programação do Festival LivMundi. A apresentação será uma celebração das encantarias populares e também um ato de denúncia poética sobre os impactos ambientais nos territórios.
Sobre a Fábrica de Gigantes
Fundada em 2014, a Fábrica de Gigantes é uma incubadora de projetos culturais que pulsa arte, movimento e transformação. Especializados em oficinas de perna de pau para todas as idades, o coletivo promove um encontro entre corpo, a poesia e a cultura popular. Uma iniciativa que acredita no poder da criação coletiva, fortalecimento de comunidades, para celebrar memórias, promover vivências e experiências únicas.
A Fábrica de Gigantes é uma parceira ativa do Carnaval do Rio de Janeiro, contribuindo com a formação de alas de pernas de pau em diversos blocos tradicionais da cidade, através da Oficina Perna de Pau. Entre 2014 e 2025, marcaram presença em mais de 30 cortejos e proporcionando que mais 1800 pessoas aprendessem a caminhar com pernas de pau. Blocos do Cordão do Boitatá, Monobloco, Terreirada, Amigos da Onça e Cacique de Ramos, Céu na Terra e Carmelitas são alguns dos parceiros do grupo.
Sobre Raquel Potí
Caiçara de Pedra de Guaratiba, licenciada em Educação Física, atriz, autora, produtora, diretora artística, educadora e pernalta. Fundadora da Fábrica de Gigantes e da Oficina Perna de Pau, é referência na cultura pernalta desde 2014. Atuou nas Olimpíadas da Grécia e do Brasil, a convite do Comitê Olímpico Rio 2016. Foi destaque no Carnaval 2015 com o Prêmio Serpentina de Ouro (O Globo), homenageada pela Rede Telecine e recebeu Moção Honrosa da Câmara Municipal.
Serviços
Oficina de figurinos
14 de setembro, das 14 às 18 horas, complexo da Penha
Oficina de máscaras
15 de setembro, das 14 às 18 horas, Pedra de Guaratiba
Cortejo de Gigantes
21 de setembro, de 8 às 12 horas – Festival LivMundi
Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo, Rio de Janeiro
Os ingressos para o Festival são gratuitos e podem ser adquiridos no site livmundi.com