O deputado estadual Anderson Moraes (PSL) apresentou uma notícia-crime contra a BBB Lumena na Delegacia de Combate a Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) nesta terça-feira (9). O deputado Bolsonarista solicita que seja aberto um inquérito para que se investigue a prática de ‘racismo’ por parte de Lumena, algo que não é possível, pois não existe racismo contra pessoas brancas.
O deputado que denuncia a psicóloga baiana poderia concentrar suas forças mais em seu mandato e menos no BBB já que a qualquer momento ele pode ser expulso do PSL. No ano passado o Facebook moveu uma ação contra o partido devido as denuncias de criação de perfis fakes usado por parlamentares bolsonaristas para disseminar notícias falsas. Anderson Moraes é apontado pelo Facebook como um dos integrantes da rede que usava contas falsas, robôs e spam para espalhar desinformação.
A denuncia do deputado contra Lumena é pautada no que aconteceu no sábado (6), após a “Prova do Anjo”. A baiana criticou a aparência de Carla Diaz para a colega de confinamento, Karol Conká e chamou a atriz de “sem melanina”, “desbotada” e “olho de boneca assassina”.
Sem conhecimento algum de causa o deputado, mais famoso por polêmicas do que por elaboração de projetos de lei, considerou a fala pejorativa e uma ofensiva generalizada à ‘raça branca’. “Um caso claro de racismo de duas jovens negras contra pessoas brancas. Pedi para a Decradi apurar os fatos e se manifestar pela expulsão dela do programa. Se fosse o contrário, o que seria igualmente crime, já teriam se mobilizado para combater o racismo”, justificou o parlamentar sobre o pedido de expulsão de Lumena do reality da Globo.
Moro em Salvador, sou neto de indio. Nao vejo dessa maneira que voces colocam. Racismo é sobre qualquer cor. Infelizmente nossos irmaos pretos sao mais racistas que as demais cores. sou pela constiruiçao brasileira: Somos todos iguais perante a lei e a constituiçao. se o preto tem direito de se sentir ofendido, o branco, o cafuzo o indio etc tem o mesmo direito. tenho 55 anos, sempre vivi bem com todas as cores desde criança. nunca tivemos essa presepada de cor tal e tal. o amor infantil entre as crianças, adolescente e depois de adulto nunca precisamos separar quem era cor tal e tal. só agora depois da esquerda nazista criando o apartheid e separatismo foi que isso passou a acontecer. posso falar isso pela lei de liberdade de expressao e por conviver entre todas as cores e sou lider comunitário onde moro. Deixem de semear contendas e separatismo entre as cores de nosso país miscigenado. No pleno direito de ser humano que somos e aí voces fazem um desserviço a sociedade brasileira.