Ao comentar o caso do assassinato de João Alberto Silveira Freitas, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, classificou o fato como “lamentável” e negou que o crime tenha motivações raciais. “Lamentável, né? Lamentável isso aí. Isso é lamentável. Em princípio, é segurança totalmente despreparada para a atividade que ele tem que fazer […] Para mim, no Brasil não existe racismo. Isso é uma coisa que querem importar aqui para o Brasil. Isso não existe aqui”, disse. Pouco depois, ao ser questionado novamente, Mourão enfatizou não acreditar em racismo no Brasil e comparou com os Estados Unidos. “Não, eu digo para você com toda a tranquilidade: não tem racismo aqui. Eu digo para vocês o seguinte, porque eu morei nos EUA: racismo tem lá. Eu morei dois anos nos EUA, e na escola em que eu morei lá, o ‘pessoal de cor’ andava separado. Eu nunca tinha visto isso aqui no Brasil. Saí do Brasil, fui morar lá, era adolescente e fiquei impressionado com isso aí. Isso no final da década 60”, concluiu.Entenda o casoJoão Alberto Silveira Freitas foi espancado e assassinado por dois seguranças do supermercado Carrefour, em porto Alegre, na noite da última quinta-feira (19), véspera do Dia da Consciência Negra. Um dos agressores é policial Militar, fora de horário de trabalho.
- Home
- Notícias
- “Racismo é coisa que querem importar para o Brasil”, diz vice-presidente sobre assassinato no Carrefour
Igor Rocha
Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação, produtor de conteúdo e social media.
Você pode gostar...
Ludmilla pretende recorrer, após justiça absolver apresentador que a chamou de “pobre macaca”
A cantora Ludmilla anunciou que vai recorrer contra a decisão da justiça que absolveu o jornalista Marcos Paulo, conhecido como Marção do Povo. O processo de ínjúria racial foi movido…
Expo Favela Innovation Rio de Janeiro abre inscrições
O idealizador da Expo Favela Innovation e CEO da Favela Holding, Celso Athayde, anunciou que as inscrições para a maior feira de empreendedorismo que conecta favela e asfalto do mundo…
BNDES destina verba do Fundo da Amazônia para merenda escolar
Ideia é comprar de produtores sustentáveis da Amazônia Legal O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a…
Sob pressão da Igreja Universal, Bolsonaro quer nomear Marcelo Crivella embaixador na África do Sul
Líderes religiosos ligados à Igreja Universal do Reino de Deus sugeriram ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) o nome do ex-prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, para a embaixada…
Educação divulga prazos para inscrições no Sisu, Prouni e Fies em 2023
Por Agência Brasil O Ministério da Educação (MEC) tornou público os calendários para as inscrições nos primeiros processos seletivos de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade…
Professora da Unicap compara racismo à “picuinha”
Um grupo de alunos do curso de psicologia da instituição divulgou nota de repúdio às falas da docente Um grupo de alunos da Universidade Católica de Pernambuco publicou, na última…
Presidente do Quênia desiste de aumento de impostos após protestos
Em um discurso transmitido por uma TV local, o presidente do Quênia, William Ruto, afirmou que desistiu nesta quarta-feira (26), de aumentar os impostos. A decisão foi tomada após a…
Gerente da Zara é condenado por crime de racismo após barrar entrada de delegada em loja de Fortaleza
Na última sexta-feira (30), o Tribunal de Justiça do Ceará condenou um ex-gerente de uma loja da Zara por racismo. O caso aconteceu em setembro de 2021, quando o funcionário impediu…
SP: população da capital envelhece; já são mais de 2 milhões de idosos
A população da cidade de São Paulo vem envelhecendo em ritmo mais intenso e acelerado nos últimos dez anos. Hoje, a capital já conta com mais de 2 milhões de…
“Continuem apoiando, pois para elas, é só o começo”, diz Marta após eliminação da Copa
A seleção brasileira se despediu da Copa do Mundo Feminina nesta quarta-feira (02) após empatar em 0x0 com a Jamaica, no último jogo pela fase de grupos, em Melbourne, na…
0 Replies to ““Racismo é coisa que querem importar para o Brasil”, diz vice-presidente sobre assassinato no Carrefour”