96% dos brasileiros apoiam as cotas raciais, afirma levantamento

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Uma pesquisa realizada pelo PoderData revela que 96% dos brasileiros apoiam as cotas raciais, 28% são contra e 12% não se posicionaram a respeito. A pesquisa aconteceu entre os dias 8 a 10 de novembro, entrevistando 2.500 pessoas de 412 municípios do país e apresenta 2 pontos percentuais para margem de erro. É a segunda vez que o poder da data realiza uma pesquisa para questionar a população a respeito do assunto. 

As cotas raciais surgiram no Brasil em 2001 – Foto: Mikhail Nilov

Para alcançar esses 2.500 respondentes, o PoderData utilizou ligações, resultando em mais de 10 mil contatos que serviram para igualar proporcionalmente sexo, renda, idade, escolaridade e localização geografica. 

Leia Também: Como acertar na educação dos filhos

Quando questionados sobre cotas para negros nas universidades públicas, homens representam 39% da equipe contrária às cotas. Assim, as mulheres ocupam 67% do grupo favorável a essa política pública. Homens da região Norte representam 39% da reprovação, enquanto mulheres da região Nordeste 71% são favoráveis.

Dentre as perguntas sobre cotas para negros, também foi questionado a qualidade do atual governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e 70% dos entrevistados o qualificaram “ruim” ou “péssimo”. 

O que são cotas raciais? 

As cotas raciais surgiram no Brasil no ano de 2001, como medida de equidade para minimizar os impactos e desigualdades econômicas, educacionais e sociais que acometem a população desde o período colonial. Então, através de bolsas de 50% ou integrais, o governo financia os estudos de jovens negros com baixa renda. 

APOIO-SITE-PICPAY

Bruna Rocha

Bruna Rocha é a idealizadora do projeto fotográfico Um Olhar Preto, que tem como principal objetivo enaltecer e destacar as múltiplas belezas negras. Além disso, Bruna cursa Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Jorge Amado, em Salvador/BA. Trabalhou como Repórter para Rede Bahia, também prestou serviços para Agência Mural de Jornalismo das periferia, atua como designer gráfico e filmaker.

1 Comment

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.