A campanha “sou um racista em desconstrução”, encabeçada pelo humorista Fábio Porchat e que reúne diversas personalidades brancas, tem por objetivo reconhecer atitudes preconceituosas e somar na luta antirracista.
Em seu site , a campanha diz ser um movimento que nasceu da inconformidade e da vontade de mudar as nossas estruturas. “Entendemos que a transformação começo em nós mesmos. Sonhamos que crianças cresçam através de exemplos positivos, respeitando as pessoas independente da sua raça, orientação sexual, gênero, livre de qualquer tipo de preconceito. Que elas possam se inspirar na mudança, que a auto reflexão e a consciência de que somos parte de um todo esteja sempre presente. Desejamos que sociedade repense sua maneira de conviver com o outro e entendamos que somos a transformação social”, diz o texto de apresentação.
A campanha tem apoio de famosos como a atriz Nany People, a jornalista Regina Volpato, o cantor André Neto, e o ator Gustavo Mendes. No site da ação é possível fazer o download dos cards além de ter acesso a links para organizações engajadas em lutas contra o preconceito.
No último sábado (08), em uma publicação no Instagram Porchat declarou que muitas vezes contribuímos para um ambiente racista:
É chocante e desconfortável, mas é a verdade. É essencial e urgente que eu diga isso antes que mais vidas sejam prejudicadas. Carrego em mim preconceitos estruturais e estou aqui pra dizer que participei dessa construção nociva, e de forma perigosamente sutil, absorvi e reproduzi o idioma do racismo com fluência. Não sei quantas vezes eu fui tóxico ao longo da vida, mas a partir de agora EU SOU UMA RACISTA EM DESCONSTRUÇÃO e começo o trabalho de transformação. Esta é uma inciativa humanitária do movimento “EM DESCONSTRUÇÃO” que luta para combater e conscientizar sobre preconceitos estruturais
Brasil não eh um país racista, 99% da população são de pessoas que trabalham, dignas, honestas e que não tem preconceito.