Fábio Porchat e outros famosos lançam campanha “Sou um racista em desconstrução”

APOIE O NOTÍCIA PRETA

A campanha “sou um racista em desconstrução”, encabeçada pelo humorista Fábio Porchat e que reúne diversas personalidades brancas, tem por objetivo reconhecer atitudes preconceituosas e somar na luta antirracista.

Em seu site , a campanha diz ser um movimento que nasceu da inconformidade e da vontade de mudar as nossas estruturas. “Entendemos que a transformação começo em nós mesmos. Sonhamos que crianças cresçam através de exemplos positivos, respeitando as pessoas independente da sua raça, orientação sexual, gênero, livre de qualquer tipo de preconceito. Que elas possam se inspirar na mudança, que a auto reflexão e a consciência de que somos parte de um todo esteja sempre presente. Desejamos que sociedade repense sua maneira de conviver com o outro e entendamos que somos a transformação social”, diz o texto de apresentação.

A campanha tem apoio de famosos como a atriz Nany People, a jornalista Regina Volpato, o cantor André Neto, e o ator Gustavo Mendes. No site da ação é possível fazer o download dos cards além de ter acesso a links para organizações engajadas em lutas contra o preconceito.

No último sábado (08), em uma publicação no Instagram Porchat declarou que muitas vezes contribuímos para um ambiente racista:

É chocante e desconfortável, mas é a verdade. É essencial e urgente que eu diga isso antes que mais vidas sejam prejudicadas. Carrego em mim preconceitos estruturais e estou aqui pra dizer que participei dessa construção nociva, e de forma perigosamente sutil, absorvi e reproduzi o idioma do racismo com fluência. Não sei quantas vezes eu fui tóxico ao longo da vida, mas a partir de agora EU SOU UMA RACISTA EM DESCONSTRUÇÃO e começo o trabalho de transformação. Esta é uma inciativa humanitária do movimento “EM DESCONSTRUÇÃO” que luta para combater e conscientizar sobre preconceitos estruturais

APOIO-SITE-PICPAY

Thais Bernardes

Formada em jornalismo pelo Institut français de Presse-Université Panthéon-Assas, em Paris e com especialização em audiovisual pelo Institut Pratique de Journalisme (IPJ), também na França, Thais Bernardes é jornalista, assessora de imprensa e idealizadora do portal Notícia Preta, um site de jornalismo colaborativo. Antes de concluir seus estudos na Europa, Thais cursou Relações Públicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde ingressou através do sistema de cotas. Após atuar como produtora no canal de TV France 2, em Paris, foi repórter no Jornal Extra, na rádio BandNewsFM e coordenadora de Comunicação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Rio. Em novembro de 2018 a jornalista decidiu criar o portal Notícia Preta como forma de combater, através do jornalismo, o racismo e as desigualdades sociais.

2 Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.