Vini Figueira Gastronomia é referência em alta Gastronomia em Salvador

img6.jpg

Aquele sentimento de “é um dos nossos chegando tão longe e sendo visto” me tomou quando entrei no Vini Figueira Gastronomia no bairro do Rio Vermelho em Salvador, na nossa querida Bahia – ou Baêa, como dizem os baianos. Considerando minha baianidade nagô, acho que tenho o direito de usar Baêa como os baianos. E o sotaque do chef Vini já nos traz toda a sua baianidade logo no primeiro contato; mas, curiosamente, o chef é do interior do Rio de Janeiro (Búzios) e sua formação profissional aconteceu em Barbacena (MG). Já condecorado com o título de cidadão soteropolitano pela Câmara de Vereadores da cidade, Vini Figueira é baiano em sua essência e traz para sua culinária toda sua brasilidade.

Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.

Chef Vini Figueira /Foto: Verônica Farias Rabelo

Há quem diga que Vini Figueira é cidadão do mundo. Assim que se formou aos 21 anos, foi buscar mais aprendizados da arte de cozinhar na Europa. No velho mundo, passou por estágios em diversos países, como França, Itália, Espanha, Portugal e trabalhou com chefs conhecidos no mundo todo, como Victor Sobral. De volta ao Brasil, foi para o Rio de Janeiro e quando estava à frente do restaurante Sawasdee, recebeu o convite para ir à Bahia, montar na capital baiana, o cardápio do Zen, primeiro restaurante tailandês do estado. Depois começou a sua trajetória com restaurantes próprios, começando com o Bistrô du Vini e; logo depois, a Cantina do Vini e o Ko Phai. E aí chegamos ao Vini Figueira Gastronomia – buffet de alta gastronomia para os mais diversos tipos de eventos. Desde então, já realizou eventos para presidentes, ministros, celebridades, desde jantares em residências e até eventos para 5 mil pessoas. Em 2022, foi a vez de abrir mais uma casa: o Vini Figueira Mar, restaurante especializado em frutos do mar. 

Minha experiência no Vini Figueira Gastronomia foi marcada pela proposta do chef de alinhar elementos da sua trajetória à cozinha mediterrânea e contemporânea. Comi o famoso camarão capotado (empanado na farinha de tapioca que traz uma crocância incrível), queijo brie crocante com beiju e uma Fideuá de Frutos do Mar (massa fideo temperada com açafrão e um mix de frutos do mar). E, tudo isso regado a bons drinks autorais; e, para finalizar, uma cheesecake desconstruída de doce de leite.

Fideuá de Frutos do Mar /Foto: Verônica Farias Rabelo

E o chef não pára (literalmente) – ele se joga nos novos projetos com todo afinco e dedicação. Em 2024, foi responsável por assinar o buffet do Camarote Salvador para mais de 30 mil pessoas – o camarote mais hypado do carnaval. Entre casamentos, batizados e jantares para presidentes, o chef ainda arruma tempo para o Vini Figueira Mar (também no Rio Vermelho), gerencia o Vini Figueira Eventos e está à frente de novos projetos (que ainda são surpresa). E eu fico como!? Curioso e com saudades dessas delícias.

Leia também: A Brasilidade do Chef Arturo Baéz em sua cozinha autoral no Sul de Minas

Preto Gourmet

Preto Gourmet

Empreendedor Social, criador do Prêmio Gastronomia Preta, criador do conceito Economia Pretagonista, professor de Administração no curso de Gastronomia na UFRJ, doutor em Administração (Eaesp-FGV), autor de 11 livros, pesquisador (com dezenas de artigos científicos) e homem preto que cria rupturas numa gastronomia eurocentrada. É jurado do Edital Entra na Roda da cantora Iza e curador do Camarote Folia Tropical (2023) em Gastronomia e Inclusão Social.

Deixe uma resposta

scroll to top