O documentário “Racionais, das ruas de São Paulo para o mundo” é uma das estreias da programação do Circuito Spcine que começa nesta quinta-feira (13) e que vai até o dia 19 de julho. Dirigido por Juliana Vicente, o sucesso sobre a história do grupo mais influente do rap nacional, será exibido em sessão única e gratuita no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, em São Paulo.
Gravado ao longo de trinta anos, e mostrando a origem e ascensão do grupo, o documentário traz imagens inéditas de Mano Brown, KL Jay, Ice Blue e Edi Rock. Além de entrevistas, que reforçaam o impacto e legado das músicas que introduziram o gênero no país, desde os primeiros shows de rap nas ruas de São Paulo.
Fundado em 1988, o nome do grupo é inspirado no álbum Tim Maia Racional e conseguiram lançar das músicas em uma coletânea, e anos depois apareceria no famoso álbum Holocausto Urbano, primeiro álbum do grupo que levantou temas como a violência e crime. Após o lançamento, o grupo tornou-se conhecido na cena do rap da periferia paulistana e da Grande SP.
Outro destaque da programação é “Medusa Deluxe”, filme dirigido por Thomas Hardiman com 101 minutos de duração, será exibido no Centro Cultural Olido. Na trama, depois que um cabeleireiro é encontrado morto no concurso de penteados, os participantes restantes decidem descobrir quem é o assassino. Situada em meio a um obsessivo universo de profissionais que estão dispostos a fazer de tudo para se destacar na competição, essa história de detetive traz muitas rivalidades e desconfianças, acompanhando um grupo de hairstylists determinados que suspeitam de que alguém esteja tentando fraudar a competição, eliminando os competidores um a um de forma totalmente macabra.
“Os Três Mosqueteiros: D’artagnan” (Dir. Martin Bourboulon, 2023, 2h01min) também está contemplando a programação do Circuito Spcine sendo exibido na Biblioteca Roberto Santos. Em um Reino dividido pelas guerras religiosas e ameaçado pela invasão da Inglaterra, um grupo de homens e mulheres cruzará suas espadas e unirá seu destino ao da França em Os Três Mosqueteiros: D’Artagnan. Segue-se d’Artagnan, um jovem gascão espirituoso que é dado como morto depois de tentar salvar uma jovem de um sequestro. Ao chegar a Paris, ele tenta por todos os meios encontrar seus agressores. Mal sabe ele que sua busca o levará ao centro de uma guerra real onde o futuro da França está em jogo.
INGRESSOS
Nas salas do Circuito Spcine instaladas no Centro Cultural São Paulo (CCSP), Centro Cultural Olido e Biblioteca Roberto Santos: os ingressos custam R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia).
Nas unidades dos CEUs e no CFC Cidade Tiradentes: a entrada é gratuita. Para evitar lotação, o indicado é que os ingressos sejam retirados com 1h de antecedência.
Para ter acesso à programação completa do Circuito Spcine, acesse: https://www.circuitospcine.com.br/
Leia também: “Entre o Gatilho e a Tempestade”, livro sobre história dos Racionais MCs é lançado em SP