Na segunda- feira (29), o Ministério da Educação divulgou as notas dos estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Apenas 28 alunos tiraram nota máxima na redação, que teve o seguinte tema: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. O índice vai de zero a mil.
As notas podem ser conferidas na Página do Participante utilizando CPF e senha. Estão disponíveis as notas do formato impresso, digital e do Enem PPL, prova realizada pelos adultos privados de liberdade e por jovens sob medidas socioeducativas.
Considerando os últimos oito anos (2013 até 2020), a quantidade dos estudantes que gabaritaram a redação é a menor e a causa pode ter relação com o alto nível de abstenção do exame, o maior da história. Em contrapartida, mais de 87 mil candidatos zeraram a prova em comparação aos 28 alunos que tiraram nota mil. Os principais motivos foram: texto em branco, fuga ao tema e cópia dos conteúdos motivadores.
As médias nas demais áreas de conhecimento foram:
- Linguagens: 523,98
- Matemática: 520,73
- Ciências Humanas: 511,64
- Ciências da Natureza: 490, 39
Enem 2020
A realização do Enem ocorreu em meio ao disparo de casos de Covid-19 no Brasil e no mundo. Muitos estudantes, em especial de escolas públicas, solicitaram o adiamento do exame nas redes sociais devido às condições de ensino inadequadas. De acordo com o Censo Escolar de 2020, crianças e jovens negros são a maioria das matrículas da rede pública.
O Ministério da Educação promoveu uma enquete com os inscritos para saber o melhor período para a realização da prova, mas não considerou a data escolhida pelos alunos, que foi o mês de maio. A versão impressa do exame foi realizada nos dias 17 e 24 de janeiro deste ano.