Nesta quarta-feira (13) a jornalista Zileide Silva recebeu o Prêmio Glória Maria de Jornalismo, criado pela Câmara dos Deputados para agraciar profissionais de destaque na área, e que homenageia a grande jornalista Glória Maria, que faleceu em fevereiro do ano passado. Zileide é a primeira jornalista a receber o prêmio.
“Esse prêmio, Prêmio Glória Maria de Jornalismo, é um reconhecimento ao trabalho dela. E ganhar esse prêmio me deixa orgulhosa demais“, disse Zileide Silva em seu discurso, na sessão solene que aconteceu no plenário da Câmara, em que recebeu a medalha em alusão ao prêmio.
A jornalista começou a trabalhar na emissora Globo em 1997, e desde então atua como repórter e âncora dos jornais do canal, e cobrindo muitas vezes a editoria de política, atuando no Congresso, por exemplo. Zileide citou como é exercer o trabalho, e agradeceu pelo prêmio.
“Cobrir a Câmara não é fácil. É difícil. É extremamente difícil. E aí, ser indicada para ganhar esse prêmio e ganhar, ganhar no voto secreto da Mesa Diretora da Câmara, é bom demais. Agradeço à Câmara dos Deputados, que, no momento em que vivemos ameaças à democracia, criou um prêmio que reconhece o trabalho jornalístico, a postura ética e o compromisso com a verdade, que valoriza a profissão e o profissional que, como diz o prêmio, produz um jornalismo equilibrado, ético e isento“, afirmou.
Zileide foi anunciada como vencedora do prêmio pela Câmara, em maio deste ano.
Leia também: Câmara anuncia Zileide Silva como primeira vencedora do Prêmio Glória Maria de Jornalismo