De acordo com ministério, o Nordeste é a região mais procurada por turistas em 2024

41036386982_a2cb3fa217_o.webp

Uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (IPRI), mostra que o Nordeste é o destino mais procurado pelos brasileiros em 2024. A informação foi divulgada na última segunda-feira (22), e mostra que 48% dos entrevistados desejam conhecer a região este ano.

Logo em seguida vem o Sudeste (38%), depois o Sul (16%), o Norte (7%) e por último, o Centro-Oeste (6%). Segundo a pesquisa 43% dos brasileiros pretendem viajar este ano, e a Bahia está no top 3 de estados mais procurados, junto com São Paulo e Rio de Janeiro. Mas Salvador desponta como o destino nacional mais desejado pelos brasileiros.

O pelourinho, região histórica de Salvador (BA) /Foto: Márcio Filho – Ministério do Turismo

Pela primeira vez, a capital baiana ficou na frente de locais como Fernando de Noronha e Rio de Janeiro, que ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. A cidade tem uma média de interesse de 7.1, numa escala feita de 0 a 10. Os lençóis Maranhenses e Florianópolis ficaram em quarto e quinto lugar, deixando claro a preferência dos brasileiros por locais de sol e praia.

O Ministério ressalta que os lugares que oferecem sol e praia são os preferidos pelos turistas, com 59% de predileção entre as pessoas escutadas entre 07 e 11 de dezembro de 2023.

O secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, falou sobre os investimentos que estão sendo feito pela Prefeitura.

Qual é a diferença de 2024 para os últimos anos? Por que não era assim antes? O que mudou de 2020 para cá? Salvador Capital Afro. Foi investir na origem, investir na força ancestral, e não só simbolicamente. Não é só o símbolo. É preciso que a gente reforce que não é só representatividade”, destacou.

Ao todo, foram feitas 2.029 entrevistas domiciliares com cidadãos a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação. 

Leia também:Turistas estrangeiros gastam em média R$ 17 mil por semana na Bahia durante o verão, diz Secretaria

Deixe uma resposta

scroll to top