O clássico desta terça-feira (26) entre Milan e Inter de Milão, pelas quartas de final da Copa da Itália, foi marcado por mais um caso de racismo no futebol europeu. O sueco Zlatan Ibrahimovic, atacante do Milan, se referiu à ancestralidade do belga Romelu Lukaku, jogador da equipe da Inter de Milão, de maneira desrespeitosa. Os microfones do estádio San Siro captaram as falas. “’Vai fazer sua m**** de vodu, vai fazer sua m**** de vodu! Seu idiota”, disse o sueco.
O fato remete à transferência de Romelu Lukaku, quando se transferiu da equipe do Everton para o Chelsea, ambos da Inglaterra. O atacante belga recebeu a orientação de sua mãe, após consulta com um vidente vodu.
O fato aconteceu no final do primeiro tempo e se estendeu até os vestiários. Na saída de gramado, Lukaku foi atrás de Ibrahimovic, gritando em inglês “Você quer falar da minha mãe? Quer falar da minha mãe? F***”. Não é a primeira vez que Lukaku é vítima de ataques racistas na Europa. Em 2019, o jornalista italiano Luciano Passirani disse, durante uma transmissão que “a única forma de parar Lukaku, é lhe dando dez bananas”. O jornalista disse que era uma piada, mas não foi o suficiente: foi demitido da TV Telelombardia.