Um homem foi gravado fazendo gesto racista na última sexta-feira (28), nas imagens ele simula movimentos que simulam um macaco. O ato aconteceu na Universidade de Sorocaba (UNISO) durante uma manifestação a favor de Bolsonaro na instituição.
Na ocasião, o homem estava vestido com uma camiseta verde e amarela, além de que portava na roupa um adesivo com a foto de Bolsonaro. Ele para na frente dos estudantes e faz gestos imitando um macaco com uma pequena bandeira do Brasil nas mãos.
Após o ocorrido, o homem seguiu caminhando com outras pessoas vestidas de verde e amarelo. Na ocasião, outro homem é visto com um berrante na mão enquanto é seguido por outras pessoas.
Em comunicado a UNISO declarou que não tolera nenhum ato racista, além disso será aberta uma sindicância para apurar o ocorrido. Na mesma nota, a instituição disse que não se opõe a nenhuma manifestação democrática.
“A Uniso não tolera nenhum ato racista ou qualquer outro comportamento de natureza discriminatória. Já temos conhecimento do vídeo que registra supostos atos racistas e será aberta uma sindicância interna para apurar os fatos ocorridos”, declarou a universidade.
Leia também: Após vídeo sobre eleições, humorista Yuri Marçal sofre ameaças e retira publicação do ar
De acordo a organização Justiça Global e Terra de Direitos a violência política no Brasil cresceu 400% nas eleições deste ano. O racismo além de uma violência é crime, deste modo é classificado como injúria, previsto no parágrafo 3º do artigo 140 do Código Penal.