A Universidade Federal do Pará (UFPA) passará a adotar procedimentos de heteroidentificação – avaliação por terceiros – dos candidatos negros que concorrerem a cotas nos processos seletivos para cursos da instituição. Segundo UFPA, a medida foi adotada para evitar irregularidades.
A Comissão de heteroidentificação é composta por pesquisadores do movimento negro, e vai avaliar as características físicas do candidato e passa a valer no Processo Seletivo (PS) de 2021.
A partir de agora, a autodeclaração não basta para ingressar na UFBA pelo sistema de reserva de vagas para grupos étnico-raciais, que foi adotada na Federal desde 2013.
O candidato será avaliado por seu fenótipo social, ou seja, suas características físicas. A verificação acontecerá no momento da habilitação dos candidatos aprovados. Perderá o direito à vaga o candidato que não tiver a sua autodeclaração validada.
Durante a comissão, não serão consideradas informações de cor contidas em documentos previamente emitidos, tampouco informações sobre seus ascendentes, como pais ou avós.
0 Replies to “UFPA adota procedimentos de heteroidentificação para candidatos que ingressarem pelo sistema de cotas”