Dona Fartura: quilombolas escrevem livro que une alimento e resistência

WhatsApp-Image-2022-08-15-at-19.15.51.jpeg

Com as lições dos mais velhos e das mais velhas, autores e autoras de quilombos do Vale do Ribeira, no sudeste de São Paulo, escreveram e ilustraram a obra, que será lançada em 20 de agosto na Feira de Troca de Sementes e Mudas das Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira, na cidade de Eldorado (SP).

Ilustração: Amanda Nainá dos Santos e Vanderlei Ribeiro

A cultura alimentar quilombola e seus saberes são parte do Sistema Agrícola Tradicional Quilombola (SATQ), reconhecido em 2018 como patrimônio cultural imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O livro pretende destacar a relevância do cuidado com a terra, mostrando como diversas gerações de quilombolas têm mantido esses conhecimentos sem deixar que eles se percam com o tempo. “Todo quilombola que planta a semente na terra é também uma semente que está plantada no território, e no tempo livre da natureza vira ancestral e a terra o recebe. É por isso que celebramos a vida no território que a todos alimenta e acolhe”, escrevem os autores.

Para baixar o livro em formato PDF, clique aqui.

Os autores

Luiz Marcos de França Dias e Laudessandro Marinho da Silva são professores e moradores dos quilombos São Pedro e Ivaporunduva, respectivamente. Já Márcia Cristina Américo e Viviane Marinho Luiz, também professoras e autoras dos livros, são aquilombadas, expressão usada para pessoas que, mesmo não tendo nascido nas comunidades, defendem os direitos fundamentais de quilombolas e acompanham cotidianamente as dinâmicas dos territórios.

Leia também: “Quero meninas negras e trans aqui”, diz atriz Sol Miranda ao ganhar prêmio no Festival de Locarno, na Suíça

Ilustrado por Amanda Nainá dos Santos e Vanderlei Ribeiro, o livro Na companhia de Dona Fartura, uma história sobre cultura alimentar quilombola permite que leitores e leitoras possam se reconhecer nas páginas, com trabalhos inspirados em fotografias, locais e pessoas das próprias comunidades da região.

Esse é o segundo livro do grupo, que em 2020 escreveu o Roça é vida, sobre a importância do trabalho coletivo na roça e o Sistema Agrícola Tradicional Quilombola do Vale Ribeira.

Igor Rocha

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação, produtor de conteúdo e social media.

0 Replies to “Dona Fartura: quilombolas escrevem livro que une alimento e resistência”

Deixe uma resposta

scroll to top