Declaração foi feita em rede social. Segundo presidente dos EUA, Maduro foi retirado do país juntamente com a esposa por via aérea.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump afirmou nas redes sociais na manhã deste sábado (3) que forças americanas realizam um ataque em grande escala contra a Venezuela e que o presidente do país foi capturado, juntamente com a esposa. Trump não informou para onde Maduro e a esposa, foram levados.
“Os Estados Unidos da América realizaram com sucesso um ataque de grande escala contra a Venezuela e seu líder, o presidente Nicolás Maduro, que foi capturado, juntamente com sua esposa, e retirado do país por via aérea.” publicou Trump

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodriguez, diz não saber onde Maduro se encontra e exigi uma prova de vida para o governo americano.
O ataque foi realizado em Caracas, capital da Venezuela, na madrugada deste sábado com uma série de explosões atigindo a cidade. Segundo a Associated Press, ao menos sete explosões foram ouvidas em Caracas em um intervalo de cerca de 30 minutos.
Após o ínicio dos ataques o governo da Venezuela publicou um comunicado afirmando que o país estava sob ataque, a declaração convocava forças sociais e políticas a ativar planos de mobilização
“O presidente Nicolás Maduro assinou e ordenou a implementação do decreto que declara o estado de Comoção Exterior em todo o território nacional, para proteger os direitos da população, o pleno funcionamento das instituições republicanas e passar de imediato à luta armada”, diz o texto.
Na declaração o governo da Venezuela também afirma que o objetivo da operação americana seria tomar recursos estratégicos do país, principalmente petróleo e minerais.
O conflito começou em agosto de 2025, quando o EUA elevaram para US$ 50 milhões a recompensa por informações que levassem à prisão de Nicolás Maduro e reforçou a presença militar no Mar do Caribe.
Leia também: “Povo do Brasil, às ruas para apoiar a Venezuela” Nicolas Maduro pede apoio de brasileiros
No ínicio do conflito a Casa Branca afirmou que a mobilização militar tinha como objetivo combater o narcotráfico internacional, com o tempo, porém, autoridades americanas, sob anonimato afirmaram que o objetivo final era derrubar o governo de Maduro.
De acordo com o jornal The New York Times, o interesse do governo americano é assumir o controle das reservas de petróleo da Venezuela, consideradas as maiores do mundo.









