O jogador do Monaco Aurélien Tchouameni foi vítima de racismo durante partida contra o Sparta Praga, na tarde desta terça-feira (3). O meio-campista fez o segundo gol do confronto e enquanto comemorava a torcida adversária imitou sons de macaco nas arquibancadas. Os companheiros de equipe de Tchouameni denunciaram o comportamento racista da torcida tcheca e a partida foi paralisada por alguns minutos, mas logo foi retomado.
O gol saiu aos 37 minutos do primeiro tempo. As primeiras reclamações surgiram dos jogadores que estavam no banco de reservas do Monaco. Logo Tchouameni e o técnico Niko Kovac se juntaram a eles e intensificaram a denúncia junto ao árbitro inglês Michael Oliver. A Uefa – União das Federações Europeias de Futebol -, que é a instituição gestor do futebol na Europa, vai analisar as imagens e pode abrir investigação contra o Sparta Praga.
Confira o gol de Aurélien Tchouameni e os gritos da torcida que parecem imitar sons de macaco:
Após o término da partida, o técnico do Monaco, Niko Kovac, declarou: “Ficamos todos arrasados ao ver que no século 21 esse tipo de evento ainda acontece no futebol ou na sociedade. Somos todos iguais. Hoje vencemos a nossa partida dentro de campo e também o racismo.”.