Pela primeira vez na história, um diretor negro será responsável por comandar o corpo de jurados de um dos maiores festivais de cinema do mundo. O anúncio foi feito nesta terça feira (14) e o cineasta norte americano Spike Lee (62) se disse surpreso com o convite. “Quase não acreditei. Fiquei feliz, surpreso e orgulhoso ao mesmo tempo por ser a primeira pessoa da diáspora africana nos Estados Unidos a assumir este cargo”, comemorou.
Oscar questionado
A escolha do nome de Spike Lee para comandar o júri de Cannes, acontece 24 após a definição dos indicados ao Oscar 2020. Este ano, a falta de diversidade foi muito questionada por terem poucos atores negros e nenhuma mulher indicada ao principal prêmio do cinema norte americano.
Premiação
O diretor norte americano já apresentou sete de seus filmes no Festival de Cannes e no ano de 2018 recebeu o Grande Prêmio com “Infiltrado na Klan” (BlackkKlansman), que conta a história real de um negro infiltrado na Ku Klux Klan.
Histórico
Cannes já recebeu atores e diretores negros em seu corpo de jurados, mas, pela primeira vez, um afro americano será o comandante do evento. Em 2017, o festival recebeu o ator Will Smith e, em 2018, a cineasta Ava DuVernay. O evento será realizado entre os dias 12 e 23 de maio, em Cannes, na França e os outros jurados serão escolhidos até meados de abril.