Solo “Todas por uma”, de Shirley Britto em cartaz na Casa Escola Benjamim, no Rio

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O solo de Shirley Britto, “TODAS POR UMA”, relata sobre a memória da atriz e mulher negra em um momento de retrocesso político. Em seu olhar para as ruas, para as mulheres, para os afetos e as despedidas. Com Direção de Márcia Do Valle, texto de dramaturgia de Rosyane Trotta. Em cartaz até 16 de dezembro, de sexta a segunda às 20h, na Casa Escola Benjamim.  

Neste solo a atriz, circense e palhaça, desta vez está sem a máscara do nariz, mas com a comicidade e o malabarismo na veia,  que transitará pelas várias partes que a compõem.

A montagem tem interação com público, como se cada um fosse o protagonista de suas histórias de família, de vizinhas, de companheiras de ativismo nas ruas, parceiras de trabalho, amantes e personagens excêntricos que transitam na atualidade e na memória esquizofrênica de quem tem medo, mas também tem muita coragem de enfrentar até o fim – a atriz revela angústias, revoltas e paixões que nos habitam nesses tempos de retrocessos. 

O espetáculo teatral proposto reúne oito mulheres, que se destacam em sua área de atuação, para compor uma cena plural. “Cada uma de nós, mulheres da vida criadora de “TODAS POR UMA”, deposita nesse processo um pouco da sua gana de ser brasileira diante da experiência de destruição, de pulverização, de separação e de, ainda, potência de mudança”, destaca Shirley.

A direção de produção de Damiana Inês, iluminação de Fernanda Mantovani, figurino de Joana Seibel, cenário de Mina Quental e direção de movimento de Maria Angélica Gomes que se juntam ao Teatro de Anônimo para celebrar a crise.

Foto: Thiago Sacramento

Shirley Britto – Faz parte do grupo Teatro de Anônimo desde 1991. O grupo, fundado em 1986, estrutura sua prática através da montagem e apresentação de espetáculos, da qualificação profissional de outros atores sociais, além do aperfeiçoamento de técnicas e modelos autênticos de gestão e administração coletiva, baseada na solidariedade, criatividade e cooperação. Seu trabalho se caracteriza pela busca de uma parceria cidadã com a sociedade civil, extrapolando a ideia de comunidade delimitada por um espaço físico, para alcançar o conceito de comunidade que se liga por um sentimento de pertencimento, necessidade de identidade, de troca no campo do trabalho, do lazer, das afetividades, criando assim, territórios flutuantes que se movimentam de acordo com a necessidade de se manterem vivos e produzindo singularidades e bens materiais. No repertório, oito espetáculos, diversos números de pesquisa técnica e artística e oficinas. Com dezoito premiações, participa regularmente de festivais dentro e fora do país.

Dentre as diversas formas com que o grupo intervém no cenário cultural nacional e internacional, se destaca a realização, desde 1996, do Encontro Internacional de Palhaços Anjos do Picadeiro – evento que figura entre os maiores do gênero no mundo. 

Em 2010 o grupo tornou-se Ponto de Cultura, responsável pela realização de um programa de oficinas de especialização de cerca de 80 artistas na área de comicidade, acrobacia aérea e gestão.

FICHA TÉCNICA

Dramaturgia: Shirley Britto e Rosyane Trotta 

Direção: Marcia do Valle

Atriz: Shirley Britto

Direção de movimento: Maria Angélica Gomes

Ensaiador e aderecista: Fábio Freitas

Cenografia: Mina Quental

Iluminação: Fernanda Mantovani

Figurino: Joana Seibel

Preparação vocal: Letícia Carvalho

Assistente de figurino: Flavia Berton

Identidade visual e fotos: Thiago Sacramento

Vídeo: Liliana  Mont Serrat e Paula Sancier

Assistente de produção: Renata Frignani

Produção Executiva: Mariana Pantaleão

Mídia sociais: Ivam Cruz

Assistente de montagem: Maurício Peixoto

Assessoria de imprensa: Monteiro Assessoria

Direção de produção: Damiana Inês

Idealização: Shirley Britto

Serviço:

TODAS POR UMA

LOCAL: Casa Escola Benjamim – Rua: Benjamin Constant, 120 – Glória (A Casa abrirá sempre, às 19h.)

DATA: 15/11 a 16/12/2019 – Sexta a segunda-feira – Às 20h

DURAÇÃO: 60 minutos

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos

INGRESSO: Inteira: R$ 40,00 /  Meia entrada: R$ 20,00 *Aceita cartão de débito. 

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.