Senado aprova vale-gás para famílias de baixa renda; Câmara precisa aprovar novamente

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O plenário do Senado aprovou o projeto de lei que cria um subsídio para a compra de botijões de gás para famílias de baixa renda. Foram 76 votos a favor e 1 contra, do líder do governo Bolsonaro no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). O projeto permitirá que famílias recebam a cada dois meses o valor correspondente a pelo menos 50% do preço médio do botijão de gás de 13 quilos. Em alguns lugares do país, o botijão já superou R$ 100 reais a unidade.

A previsão é que o benefício dure até cinco anos. O projeto já havia sido aprovado na Câmara, mas acabou recebendo muitas modificações no Senado e irá precisar voltar para nova votação dos deputados federais. Caso nenhuma alteração seja feita, será enviado para sanção presidencial.

Quem poderá receber?

Estarão aptas para receber o benefício as famílias inscritas no Cadastro Único com renda per capita (por pessoa) menor ou igual a meio salário mínimo, ou as que tenham entre seus membros residentes no mesmo domicílio quem receba o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Cada casa receberá, a cada 2 meses, de 50% a 100% do preço do botijão de 13kg.

O monitor de preços do Observatório Social da Petrobras apontou que, em outubro, o preço do gás de cozinha atingiu a maior média mensal dos últimos 20 anos, sendo vendido a R$ 98,7 o botijão.

APOIO-SITE-PICPAY

Thiago Augustto

Um filho negro adotado. Thiago Augustto faz questão de marcar sua existência pela raça e pela oportunidade de viver. Transformou o tabu da adoção num grande motivo de orgulho. É criador de conteúdo e palestrante. Se formou em jornalismo em 2014, desde então, trabalha na TV Globo Recife, atuando como produtor e repórter. No Notícia Preta, é editor e coordena os colaboradores das regiões norte e nordeste. Em 2021, criou o Futuro Black - um banco de talentos e de fontes profissionais pretas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.