Neste domingo (11) será inaugurada a sala de leitura Nuang- Caminhos da Liberdade, dentro do Museu Histórico da Cidade, no Rio de Janeiro. Pensado pela Piraporiando, a partir da escritora Janine Rodrigues, a sala tem como objetivo fazer com que o público conheça a cultura afro-brasileira e tenha suas memórias de infância aguçadas durante a visita.
O espaço vai contar, nesse início, com quatro atividades que envolvem o estímulo sobre as memórias da infância, lembrando aos visitantes quem eram seus heróis e heroínas, além de um espaço para que os visitantes escrevam cartas para a personagem principal do livro Nuang- Caminhos da Liberdade.
Com programação gratuita e aberta a todo o público, a Sala de Leitura Nuang será aberta ao público durante a comemoração dos 87 anos do Museu Histórico da Cidade. No espaço, vai estar disponível obras literárias que abordam a diversidade.
O projeto é inspirado no livro da escritora Janine Rodrigues, lançado em 2018, pela editora Piraporiando, com ilustrações da artista Luciana Nabuco. O livro escrito por Janine entre os 9 e 14 anos foi inspirado em sua relação com o pai e conta a história de uma menina negra corajosa, amada por todos e muito habilidosa.
“Estávamos numa ansiedade para abrir a sala, tivemos alguns adiamentos por causa da pandemia, mas agora finalmente vamos poder abrir. O espaço foi pensado com muito carinho, com muito afeto. As pessoas vão pode conhecer a história de Nuang , história que escrevi na infância”, comenta Janine Rodrigues.
A sala vai contar com outros livros da editora Piraporiando com temas voltados a diversidade.
Por ser uma sala permanente dentro do Museu, Janine adianta que, em setembro, terá mais novidades. “teremos atividades de ação de leitura e contação de história e um bate Papo comigo. Vamos poder receber algumas escolas seguindo todo o protocolo de segurança”, conta.
Seguindo todos os protocolos sanitários exigidos para combate a Covid-19, o espaço terá um controle de acesso para não haver aglomerações, além do uso obrigatório de máscara.