Entre encontros e despedidas, vitórias e derrotas, lutas, mudanças climáticas e guerras, o ano de 2023 foi marcado por diversos acontecimentos, o Notícia Preta decidiu relembrar algumas imagens que marcaram o Brasil e o mundo entre fatos impactantes.
Representatividade
O ano de 2023 começou marcado positivamente com atual presidente, Luís Inácio Lula da Silva (PT), subindo a rampa do Palácio do Planalto com pessoas representantes de minorias representativas no dia 1º de janeiro, na cerimônia de posse.
Fome
Ainda em janeiro, o povo Yanomami estampou os jornais e programas de televisão ao serem vítimas da fome, no dia 21 de janeiro o Governo Federal decretou estado de calamidade pública na terra indígena e convocou uma ação emergencial para oferecer suporte aos povos indígenas em Roraima.
Despedidas
Em fevereiro a morte de Glória Maria deixou o Brasil órfão de uma das mulheres negras pioneiras no telejornalismo. Em agosto a morte do Príncipe do Funk MC Marcinho fez os fãs chorarem e lotarem o cemitério do Caju em última homenagem ao cantor.
Fotos: Divulgação/Redes sociais
Lei Vini JR
Vinicius Junior foi vítima de racismo em vários momentos no ano, talvez a imagem mais emblemática seja a do atacante saindo chorando de campo em partida contra o Valência da Espanha em maio, porém o craque brasileiro não baixou a cabeça, enfrentou os racistas, recebeu apoio de fãs e parlamentares brasileiros e chegou a ter lei aprovada com seu nome em dezembro deste ano.
Palestina
Em outubro, entre as tristes e chocantes imagem do massacre em Gaza, a imagem de 6 médicos dando entrevistas com corpos de crianças ao fundo deixaram o mundo chocados com o conflito que já dura 75 anos entre Israel e Palestina.
Seca na Amazônia
Em novembro deste ano, entre Manaus encoberta de fumaça, queimadas e desmatamento, talvez a imagem mais chocante seja a seca do Rio Negro, que atinigiu seu maior patamar em toda a história com 13,59 metros em Manaus.
Felicidade e Vitória
Luzia Isabelly de 7 anos, viralizou e emocionou até os rivais do Fluminense com seu choro. Ao conquistar a primeira Copa Libertadores da América o choro da menina abraçada ao pai causou sentimento de felicidade, alívio e conquista nos internautas.
Calor intenso
Ainda em novembro os termômetros marcaram temperaturas recordes de calor pelo país, as pesquisas mostraram a classe social que mais sofre com as mudanças climáticas. A zona Norte do Rio de Janeiro foi a região que registrou as maiores temperaturas do ano na cidade, segundo o Serviço Meteorológico.
Braskem
Em Maceió, capital do Alagoas, o ritmo de afundamento do solo chegou a média de 0,3cm por hora em novembro, o solo já cedeu cerca de 2 metros, causando rachaduras em moradias em três, devido a mina de extrações de sal gema da Braskem. Ao todo, mais de 60 mil pessoas tiveram que deixar suas casas desde o início das operações da empresa na cidade.
Beyonce apareceu
No dia 21 de dezembro, Beyonce resolveu fazer aparição surpresa em Salvador, levando os fãs brasileiros a loucura. A visita fez parte do processo de lançamento do longa-metragem Renaissance: A Film by Beyoncé. Os fãs da diva pop estão ansiosos por novo show dela no Brasil.