Festival Psica recebe Liniker na próxima sexta-feira (16), no Pará

liniker.webp

A 10ª edição do Psica, maior festival independente de música periférica da Amazônia, vai começar na próxima Sexta-feira (16) e recebe a cantora Liniker. Ao todo, serão quatro palcos e 40 apresentações, distribuídas em mais de 20 mil m², no Espaço Náutico Marine Club.

Considerado um dos festivais periféricos mais influentes do país, o Psica é realizado tradicionalmente no final do ano, no mês de dezembro. Desde a sua estreia, vem dialogando sobre decolonialidade. Dessa vez, as profundezas de rios, matas e estradas abrem caminhos para celebrar a cultura amazônica a partir das cidades do interior e de suas manifestações culturais de resistência secular.

Liniker é atração nesta sexta-feira (16) – Foto: Amazon Prime

O sincretismo religioso e a tradição cultural de indígenas e negros – que hoje temos com a Marujada, o Çaíré e a festividade de São Sebastião no Marajó – são temas que guiam essa edição festiva de 10 anos.

“O Psica faz parte de um movimento cultural, político e social que está acontecendo nessa cidade. Então, dentro do festival a gente discute temas pra fazer com que as pessoas, cada vez mais, se identifiquem com esse movimento. Desde 2018 a gente vem fazendo isso e, se olhar pra trás, a gente sempre fala de pautas decoloniais. A gente não tá inventando uma narrativa, apenas contando o que já acontece, mostrando o poder e toda a força da cultura local”, explica um dos diretores do festival, Jeft Dias.

Leia também: ‘RuPaul’s Drag Race’ terá versão brasileira

“A gente fala muito com o público local pra ele se olhar, se enxergar, se ver em lugares de protagonismo, para ocupar os espaços, mostrando nossa forma de pensar cultura, pensar mundo e humanidade. Queremos que essa forma de pensar chegue até outras pessoas. É um movimento de dentro pra fora”, conclui Gerson Junior, diretor do evento.

Para mais informações, acesse o perfil do Instagram do Psica.

0 Replies to “Festival Psica recebe Liniker na próxima sexta-feira (16), no Pará”

Deixe uma resposta

scroll to top