Mostra Insurreição! apresenta 13 filmes sobre biografias de resistências negras

APOIE O NOTÍCIA PRETA

A partir do dia 27 de agosto, a Mostra Insurreição estará disponível de forma virtual e acesso gratuito pela SALA 54. A iniciativa presta tributo às biografias de resistência de pessoas negras ao longo da história por meio de 13 longas e curtas-metragens nacionais e internacionais, sendo três deles exibidos pela primeira vez no país. 

Cenas do Filme Panteras Negras Vanguarda da Revolução – Foto: Reprodução

Entre os destaques da programação estão as premières brasileiras de “Nationtime”, de William Greaves, e do curta-metragem  “Pátria” (Zahlvaterschaft), exibido no Festival de Berlim deste ano. A seleção traz ficções e documentários produzidos ao longo de seis décadas no Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Argélia, Cuba e Gana, divididos em três eixos temáticos ou campos de resistência à opressão: Não Me Curvarei!, Formas de Existir Negro e Nem Tudo Cabe na Representatividade.

“Quando pensamos em resistência negra, qual forma ela toma? Com quais corpos a associamos? A nossa abordagem curatorial em “Insurreição!” convida o público a repensar pré-concepções e ir além da imagem do homem negro como símbolo único da militância. Priorizamos um entendimento amplo de luta negra, trazendo para destaque também os corpos dissidentes que constroem espaços divergentes da cisheteronormatividade”, afirma Heitor Augusto, programador-chefe do NICHO 54, produtora da Mostra, e curador do evento.

Leia mais: Exposição Negras Cabeças mostra importância ancestral de penteados e adornos

“Insurreição!” é a segunda mostra promovida pelo Eixo Curatorial do NICHO 54 neste ano. A primeira delas, “América Negra: Conversas Entre as Negritudes Latino-americanas”, exibiu 35 filmes, produzidos em 10 países diferentes, entre os dias 04 e 13 de junho. Contando com grande audiência internacional, a mostra foi vista em mais de 20 países. “Entendemos a curadoria como esse espaço para a construção de pertencimento para os espectadores negros e negras, bem como um espaço para uma representação complexa das nossas vivências. A nova mostra do NICHO 54 representa a consolidação dessa visão curatorial racializada”, conclui Augusto. A Mostra Insurreição! estará disponível entre os dias 27 de agosto e 05 de setembro e as exibições online serão realizadas pela pela plataforma SALA 54.

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.