Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma professora agredindo um aluno de apenas 4 anos dentro de sala de aula, em uma escola particular de Caxias do Sul (RS). Nas imagens, a docente, identificada como Leonice Batista dos Santos, de 49 anos, surpreende ao bater uma pilha de livros contra a criança enquanto grita. O episódio ocorreu na manhã da última segunda-feira (18).
Em consequência, a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) instaurou um inquérito. A mãe da criança e a própria instituição registraram boletins de ocorrência, e o menino foi submetido a exame de corpo de delito.
Após o episódio, ela foi afastada imediatamente de suas funções. A agressão ocorreu na Escola Infantil Xodó da Vovó, que atende cerca de 90 crianças. O colégio informou que está prestando apoio à família da vítima e que comunicou o caso às autoridades competentes. A instituição declarou também que a professora foi imediatamente afastada de suas funções, que as autoridades foram notificadas e que a família da criança está recebendo todo o suporte necessário.
“A profissional foi imediatamente desligada de suas funções. A instituição repudia qualquer forma de violência e está colaborando integralmente com as investigações”, informaram os diretores em nota oficial enviada à imprensa. A direção também declarou que a escola “tem como pilares o acolhimento, o cuidado e a ética” e que “não tolerará atitudes que violam esses princípios”.
A nota ressalta ainda o compromisso escolar com os princípios de acolhimento, segurança e ética, além da plena cooperação com as autoridades responsáveis pela investigação.
De acordo com o delegado Caio Márcio Fernandes, responsável pelo caso, a professora poderá responder por lesão corporal e maus-tratos. Ele afirmou que a equipe está colhendo depoimentos de funcionários e familiares para entender a conduta da educadora e se houve outros episódios semelhantes.
Violência escolar contra crianças e jovens
O Atlas da Violência de 2025, disponibilizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que do ano de 2013 a 2023, pelo menos 2,2% das crianças de 0 a 4 anos foram agredidas no ambiente escolar. Nas faixas de 5 a 14 anos e 15 a 19 anos, as taxas são de 5,7% e 3,3%, respectivamente.
Prisão
Após a divulgação das imagens, a professora foi presa na manhã desta sexta-feira (22). A violência resultou na perda de um dente pelo menino e deixou outros cinco comprometidos. O caso foi caracterizado pela delegada Thalita Giacomiti Andriche como maus-tratos qualificados por lesão corporal grave, com possibilidade de reclassificação para tortura.
Após o incidente, a professora foi imediatamente demitida por justa causa. A direção da escola, Escola Infantil Xodó da Vovó, informou que inicialmente havia sido comunicada de uma possível queda no banheiro, suspeita confirmada como falsa apenas depois que os pais solicitaram a visualização das imagens de segurança. A criança, em recuperação emocional e física, passou a se alimentar com papinhas e líquidos e enfrenta sequelas psicológicas: “é um trauma que fica para sempre”, afirmou o pai em relato ao G1.
Pronunciamento da Escola
“A Escola Xodó da Vovó lamenta profundamente o episódio ocorrido envolvendo uma professora e um de nossos alunos. A profissional foi imediatamente afastada, as autoridades policiais comunicadas e a família da criança está recebendo todo o apoio necessário. Reforçamos que a apuração dos fatos e a devida responsabilização estão sendo conduzidas pelas autoridades competentes, que contam com o total apoio e colaboração desta instituição.
Reafirmamos nosso compromisso inegociável com a segurança, o respeito e a integridade de todos os nossos alunos e não toleraremos situações que contrariem os valores desta Escola Infantil. Seguiremos colaborando integralmente com as autoridades e trabalhando para garantir um ambiente seguro e respeitoso para todos os nossos alunos.
A Escola Xodó da Vovó segue à disposição das famílias para quaisquer esclarecimentos e reitera seu compromisso diário com uma educação baseada no cuidado, na ética e no bem-estar das crianças. Estamos juntos com nossa comunidade para fortalecer ainda mais um ambiente de confiança, aprendizado e acolhimento.
Departamento Jurídico
Escola Xodó da Vovó”
Leia mais: Meta é acionada para suspender uso de IA que sugere erotização para jovens.