Professor é demitido após fala racista: “quando você for casar, case com um cara branco, senão vai nascer moreno”

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Um professor de biologia da escola estadual ministro Alcindo Bueno de Assis, em Bragança Paulista (SP), foi demitido na última quinta-feira (7) após dizer, em sala de aula, que dá conselhos à filha sobre casamento. “Eu já falei para ela. Quando você for casar, por favor, case com um cara branco, porque senão vai nascer moreno e o branco hoje está acabando”, disse o professor, em áudio vazado na internet.

Professor alega que “os brancos estão acabando” – Foto: Reprodução G1

Após a repercussão do caso, a Secretaria de Estado da Educação afirmou que o professor não era concursado e que encerrou o contrato com o docente. Ainda de acordo com a pasta, a diretoria apurou o caso e entrou em contato com a Secretaria para realizar a demissão do docente, que não foi identificado. “Assim que soube do episódio, a direção da escola comunicou a Supervisão de Ensino e conversou com os alunos para compreender a situação”, afirmou a secretaria em nota.

Pais e alunos se revoltaram com a atitude do docente. “Eu falo pra vocês, não sei se vocês vão acreditar no professor de biologia. Pessoas com pele branca ‘está’ (sic) acabando”, disse o professor, reafirmando sua teoria, sem nenhum fundamento biológico ou científico. O docente disse, em resposta ao G1, que não vai se manifestar sobre o caso.

Em dezembro de 2021, um professor se vestiu com uma roupa que remete à Ku Klux Klan (KKK) no pátio da Escola Estadual Amaral Vagner, em Santo André, na região do ABC Paulista. Conhecida principalmente nos Estados Unidos, a KKK é um grupo extremista que defende a supremacia branca. Na gravação, dá para ouvir a voz de uma jovem que parece ser uma aluna, incrédula com a vestimenta do professor. Na ocasião, estudantes do terceiro ano do Ensino Médio organizaram um desfile de fantasias no local.

APOIO-SITE-PICPAY

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação e escritor nas horas vagas. Editor e coordenador regional do Notícia Preta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.