“Minha visita tem como objetivo aproximar o Brasil dos países da África e do Oriente Médio”, diz Lula ao assinar acordos com o Egito

53530913040_801f86fc39_o.webp

O presidente Lula se reuniu com o presidente do Egito, Abdel Fattah Al-Sisi, e assinou dois acordos entre os dois países, nesta quinta-feira (15). No encontro, durante uma visita do presidente Lula ao continente africano, os dois governos estreitaram as relações comerciais facilitando a exportação de carnes e ampliando a cooperação em ciência e tecnologia. 

Hoje minha visita tem como objetivo aproximar o Brasil dos países da África e do Oriente Médio. As relações com o Egito ocupam um papel singular nessa trajetória”, pontuou Lula durante o encontro que aconteceu em Cairo, capital do Egito, que é o segundo maior parceiro comercial do Brasil na África, atrás apenas da Argélia.

Presidente Lula e o presidente do Egito, durante encontro nesta quinta-feira (15) /Foto: Ricardo Stuckert – PR

Este ano, o país localizado no nordeste da África passou a integrar o Brics, se unindo a países como Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Argentina e Irã. Além disso, o Egito também participará do G20 a convite do governo brasileiro, que reúne os países com as maiores economias do mundo. Este ano o encontro será realizado no Brasil.

Somos dois grandes países em desenvolvimento que apostam na promoção do desenvolvimento econômico e social como pilares para a paz e segurança. Combatemos todas as manifestações de racismo, xenofobia, islamofobia e antissemitismo. O Brasil voltou a apoiar a iniciativa egípcia de criação de uma Zona Livre de Armas no Oriente Médio, à semelhança do que já existe na América Latina”, afirmou o presidente brasileiro.

Um dos protocolos assinados durante o encontro é sobre a exportação de carnes e produtos cárneos do Brasil para o Egito, a partir da relação entre o Ministério da Agricultura e Recuperação de Terras do país africano e o Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (Mapa). O país africano é um dos maiores importadores de carne bovina do Brasil no mundo, e líder na importação de carne de aves.

Já o memorando, que também foi assinado no encontro entre os dois governantes, que reforça a cooperação e pesquisas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, entre Brasil e Egito, a partir do Ministério do Ensino Superior e Pesquisa Científica do Egito e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil.

A intenção é incentivar a colaboração entre empresas, universidades e institutos de pesquisa.

Leia também: Em lançamento de Instituto Federal Lula faz autocrítica: “Não demos importância aos Cieps”

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top