A Fundação Estudar e a Fundação Lemann se uniram para lançar o Prep Pós-Graduação, o curso preparatório online e gratuito para jovens que sonham em fazer uma pós-graduação em outro país, mas não sabem por onde começar.
A iniciativa, que é de caráter intermitente, as inscrições podem ser feitas a qualquer momento, tem como objetivo ampliar o acesso dos brasileiros à educação no exterior, especialmente entre jovens pretos, pardos e de baixa renda.
Com 12 horas de conteúdo gravado, mentorias e workshops ao vivo, o Prep Pós reúne todo o conhecimento necessário para desmistificar o processo de aplicação de um curso de pós-graduação no exterior. São abordados pontos como: possibilidades de bolsas, dicas de redução de custos de candidatura, estrutura dos testes de idiomas, cartas de recomendação e marketing pessoal.
“Com o Prep Pós Graduação queremos tornar possível o sonho de estudar fora para mais brasileiros, especialmente entre pretos, para todos e de baixa renda. Neste sentido, o curso traz soluções para superar os principais obstáculos encarados por esses jovens, que é o idioma e o alto custo. Por isso, abordamos possibilidades de bolsas e formas de praticar o inglês gastando pouco ou de forma gratuita”, destaca Anamaíra Spaggiari, diretora executiva da Fundação Estudar.
Leia também: Fernanda Dias estreia peça “Bordador de Mundos”, sobre Bispo do Rosário
Estrutura do curso
O Prep Pós é dividido em dois blocos: decisão e execução. O primeiro aborda barreiras comuns em relação à pós-graduação no exterior, como o desafio de aprender inglês e opções de bolsas de estudos, ao passo que conduz o estudante através da tomada de decisão sobre se candidatar para uma pós-graduação no exterior. Já o segundo contempla tópicos mais práticos de todo o processo, trazendo informações sobre documentação, redação, entrevista, entre outros.
Informações
Inscrições: Podem ser feitas neste link.
Público: Não há restrições ou pré-requisitos. Direcionado a todos que sonham em fazer uma pós-graduação no exterior.
Formato: 12 horas de conteúdo gravado e workshops ao vivo.
Valor: 100% gratuito.
Não é o primeiro projeto, no Brasil já existe o projeto “Negritude Brasileira no PhD”.
Boa tarde! Acho louvável a iniciativa, mas há 3 anos existe o grupo Negritude PhD que faz esse trabalho de inserção de pessoas negras na Pós graduação principalmente nos Estados Unidos. Portanto, não é verdade que essas instituições citadas na matéria sejam as precursoras.
fiz o curso @negritudephd em 2020, um preparatório para pessoas negras fazerem phd EUA.
Não são os primeiros!!!!!! O projeto @negritudephd já está na 3º edição e além do curso gratuito ainda oferece mentoria para os participantes!