Fernanda Dias estreia peça “Bordador de Mundos”, sobre Bispo do Rosário

Fernanda-Dias.jpg

No próximo sábado (19), a atriz, artista da dança, autora e pesquisadora das danças negras (africanas e brasileiras) Fernanda Dias, leva  para o palco o espetáculo infantil “Bordador de Mundos”, que conta a história de Arthur Bispo do Rosário, ou simplesmente Bispo do Rosário, de uma forma lúdica.

Gênio para alguns e louco para outros, Bispo do Rosário, foi um artista que colocou a arte entre a vanguarda e a insanidade. Seu trabalho leva a reflexões sobre preconceito e o papel do artista negro na sociedade brasileira. 

Elenco do espetáculo – Foto: Valmyr Ferreira

A artista, de 45 anos, está diretamente envolvida com a causa antirracista. Com 25 anos de carreira, ela iniciou em um curso de teatro no Senac RJ aos 19 anos de idade, e no término se juntou a um grupo e formou a Cia Os Ciclomaticos, onde atua até hoje.

“Senti a necessidade de criar um trabalho com base nas estéticas negras e que abordasse de forma poética as questões das mulheres e, em especial, da mulher negra”, ressalta. Após estudar dança na Ecole dês Sables, no Senegal, em 2015, esse desejo tornou se ainda mais forte.

A peça fará temporada de 19 de novembro a 11 de dezembro, com sessões às 11h e às 16h,  conscientizando o público sobre a importância do cuidado com a saúde mental da sociedade  que depende do acesso ao lazer, à cultura e a uma vida digna e de qualidade.

“A peça ‘Bordador de Mundos’ nasce do desejo de contar histórias que precisam ser  contadas e que seguem ainda lutando por um espaço de visibilidade dentro da sociedade e  também nas memórias de todos. A trajetória de Arthur Bispo do Rosário nos ensina a  entender o quão cruel pode ser a vida, mas que também é preciso observar os indivíduos  por suas belezas e poesias”, destaca Gabriel Mendes, diretor  do espetáculo.

Leia também: “Quase todas as minhas produções teatrais foram com temática antirracista”, diz Cridemar de Aquino

Falar desse artista incrível é também falar sobre a necessidade  do cuidado com a saúde mental, entendendo esse conceito como algo amplo que vai desde do acompanhamento médico até o acesso à cultura e ao lazer. E trazer essas temáticas para  as crianças é apostar em um futuro mais saudável para todos, em que cuidar da mente  deixe de ser um tabu e passe a fazer parte de nossas vidas”, completa.

Para Fernanda, não apenas nesse mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra, a vida negra deve ser exaltada, mas constantemente.

“Diante desse cenário atual, comemorar a vida negra é um ato político. É importante considerar os avanços, porém os retrocessos são visíveis e a luta não pode parar”, conclui.

0 Replies to “Fernanda Dias estreia peça “Bordador de Mundos”, sobre Bispo do Rosário”

Deixe uma resposta

scroll to top