Prêmio Megafone de ativismo abre inscrições para pessoas e coletivos

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Até o próximo dia 6 de março estão abertas as inscrições para o Prêmio Megafone de ativismo. A iniciativa visa reconhecer o trabalho de pessoas e coletivos que, de alguma forma, lutam por melhorias nas condições de vida, trabalho ou ambiente.

Os vencedores do Prêmio Megafone serão conhecidos no dia 6 de abril – Foto: Life Matters/Pexels

Em sua primeira edição, o Megafone abriu inscrições para 14 categorias  que vão de passeatas à arte de rua com pegada ativista, passando por cartazes, memes, perfil de rede social e reportagem de mídia independente, entre outras.  A lista completa com a descrição de cada categoria, bem como o link para a ficha de inscrição e outras informações estão no site do Megafone.

Para o artista e ativista Mundano, um dos idealizadores da premiação, o ativismo faz parte da democracia. “É uma das formas pelas quais o cidadão luta legitimamente por seus direitos.  E essa forma de exercer a cidadania nunca foi tão importante, dado o atual cenário de retrocesso das políticas sociais, ambientais e de direitos  humanos”, explica. “O Prêmio Megafone visa não só reconhecer a contribuição dos ativistas para a democracia brasileira, mas também ressaltar que esta é uma atividade legítima, “que nunca deveria ser combatida em um Estado de Direito”, completa.

Leia também: Matheus Hava: De vendedor ambulante a modelo internacional 

Ao todo, serão 70 selecionados e os 14vencedores serão divulgados no dia 6 de abril. Cada vencedor receberá um megafone customizado e um troféu do Primeiro Prêmio Megafone, feito pelo artista Mundano – reconhecido internacionalmente por seu trabalho, que concilia arte e ativismo.

Todas as categorias serão avaliadas por um júri especializado, composto por ativistas indicados pelas organizações realizadoras do prêmio:  Pimp My Carroça, Instituto Socioambiental (ISA), WWF-Brasil, Greenpeace, Engajamundo, Hivos e Vozes Pela Ação Climática (VAC). 

Os trabalhos inscritos serão avaliados segundo seu impacto na causa ao qual o ativismo se dirige e no debate público sobre o tema, na capacidade de transmitir a mensagem de forma criativa e coerente ao tema abordado e na capacidade de informar, mobilizar e inspirar outras pessoas através do ativismo. 

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.