Prefeitura de São Paulo celebra 50 anos do Hip Hop com shows gratuitos

MV-Bill.jpeg.jpg

No próximo sábado (19) e domingo (20) a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, comemora os 50 anos do Hip Hop com shows gratuitos em três palcos no Vale do Anhangabaú, no centro da cidade. No sábado, o evento conta com apresentações do rapper estadunidense Pharoahe Monch, além de BK’, Eduardo Taddeo, Yzalú, entre outras.

No domingo, sobem aos palcos Djonga, MV Bill e Dexter, Negra Li, Rappin’ Hood, Thaíde e apresentação conjunta de Kyan, Tasha & Tracie e Gregory. As apresentações são distribuídas no Palco Viaduto do Chá, Palco Vale do Anhangabaú e Palco Referência Breaking.

A Prefeitura entende a importância e a relevância do Hip Hop para a cultura da periferia, e estamos orgulhosos dessa mega comemoração de meio século do Hip Hop”, afirma a secretária de cultura Aline Torres. “Vamos ocupar o Vale do Anhangabaú e a cidade inteira, com programação descentralizada até o fim do ano.”

Natural do Queens, Pharoahe Monch se apresenta pela primeira vez no Brasil, e é um dos veteranos da cultura hip hop estadunidense, tendo iniciado sua carreira na década de 1980. O intérprete de Simon Says já colaborou com o brasileiro Sérgio Mendes, além de Amy Winehouse, Justin Timberlake, Linkin Park, DJ Premier e Wyclaf Jean. A atração internacional sobe ao palco Viaduto do Chá encerrando a festa no sábado.

O rapper MV Bill vai se apresentar no domingo (20) no palco Vale Anhangabaú /Foto: Beatriz Dias

No dia 19, a celebração de 50 anos do Hip Hop conta com apresentações de BK’, Trilha Sonora do Gueto, Afro-X e Eduardo Taddeo, no Palco Viaduto do Chá. Também no sábado, no Palco Vale Anhangabaú, se apresentam Mr. Grande-E Show Ícones do Rap, Yzalú, Cris SNJ, MC Souto, DJ Zeme e Helião RZO e A Força. Já no Palco Referência Breaking, apresentam-se stylo urbano, Jabaquara Breakers, Marcelinho Backspin e IDM CREW.

No dia 20, o Palco Viaduto do Chá abre com Kyan, Tasha & Tracie, Gregory; na sequência, shows de Thaíde, Fat Family, Major RD, MV Bill e Dexter, e DJONGA. No Palco Vale do Anhangabaú, DJ SET KALAMIDADE, DJ Lobato e MC Darua, Conexão do Morro, Ndee Naldinho, Rappin’ Hood, Chris Lady Rap, Yunk Vino e Negra Li. Já no Referência Breaking, se apresentam Street Warriors, Detroit Break e Nelson Triunfo – Baile Black.

O Hip Hop nasceu em meados da década de 70 como um movimento cultural da juventude preta e latina das ruas de Nova Iorque. A data de 11 de agosto é marcada pela primeira festa desta manifestação artística, realizada por Kool Herc e Cindy Campbell, no bairro do Bronx. No Brasil, o movimento chegou nos anos 1980, e muitos consideram a cidade de São Paulo como o berço do Hip Hop no Brasil, em especial o centro da capital paulista.

Essa cultura, que tem seu início em um ambiente extremamente fragilizado por diversos tipos de violências, carrega a síntese do que é transformação. O Hip Hop, desde a década de 70, vem conquistando o mundo e segue mudando a música, a dança, a moda, as artes visuais e a maneira como toda uma juventude, em sua grande maioria preta e periférica, se expressa”, afirma o assessor técnico do núcleo de hip hop, Marcello Gugu. “O Hip Hop é capaz de ressignificar espaços e transformar a vida das pessoas, guiando-as para um lugar melhor, fomentando a arte, a busca pelo conhecimento, o empoderamento, o crescimento pessoal e muito mais”.

Até agosto de 2024, a programação se espalha por espaços importantes de todas as cinco macrorregiões da capital, como o Pátio São Bento, Praça da República, CCSP, Casa de Cultura Hip Hop Leste, entre outros pontos da cidade, contemplando apresentações e vivências de artistas de todos os quatro elementos da Cultura Hip Hop: Break, DJ, MC e Graffiti.

Confira a programação completa:

| 50 anos Hip Hop, Vale do Anhangabaú

Sábado 19/08

Palco Viaduto do Chá

12h – BK’

14h – Trilha Sonora do Gueto

16h – Afro-X

18h – Eduardo Taddeo

20h – Pharoahe Monch (EUA)

Palco Vale Anhangabaú

Mestre de Cerimônia – Rafael Teixeira

11h – Mr. Grande-E Show Ícones do Rap

13h – Yzalú

15h – Cris SNJ

17h – MC Souto

19h – DJ Zeme e Helião RZO

19h – A Força

Palco Referência Breaking

11h – Stylo Urbano

13h – Jabaquara Breakers

15h – Marcelinho Backspin

17H – IDM CREW

| Domingo 20/08

Palco Viaduto do Chá

12h – Tasha e Tracie, Kyan e Gregory

14h – Rose MC

14h – Thaíde

16h – Major RD

18h – MV Bill e Dexter

20h – Djonga

Palco Vale Anhangabaú

Mestre de Cerimônia – Nayara de Deus

11h – DJ SET KALAMIDADE

13h – DJ Lobato e MC Darua

15h – Conexão do Morro e Ndee Naldinho

17h – Rappin’ Hood

17h – Chris Lady Rap

19h – Yunk Vino

21h – Negra Li

Palco Referência Breaking

13h – Street Warriors

15h – Detroit Break

17h – Nelson Triunfo – Baile Black

Pátio São Bento – DJs

13h – DJ Simmone Lasdenas

14h – DJ Dri – Os Metralhas

15h – DJ Ninja

16h – DJ Kalfani

17h – DJ HUM & EXPRESSO DO GROOVE

Leia também: Festival “Nas Batalhas” celebra 50 anos da cultura Hip Hop no Sesc Belenzinho (SP)

Deixe uma resposta

scroll to top