Polícia Federal faz operação para combater garimpo ilegal em Terra Yanomami

880ba379-4537-41f7-a47e-c37f8e41db84.jpeg

A Policia Federal (PF) começou uma operação nessa sexta-feira (10) para combater o garimpo ilegal na Terra Yanomami. “Libertação”, como foi intitulada a operação, tem o objetivo de proteger a população indígena, interrompendo o ciclo do garimpo ilegal na região.

Além da PF, também atuam nessa operação o Ibama, a Fundação Nacional do Índio (Funai), a Força Nacional e o Ministério da Defesa. As ações acontecem de forma integrada entre o Centro de Comando e Controle da operação Libertação, localizado na Superintendência Regional da Polícia Federal em Roraima.

Agentes do Ibama e PF agem em conjunto contra o garimpo ilegal – Foto: Arquivo/Agência Brasil

De acordo com a PF, os agentes vão trabalhar em duas frentes: acabar com a infraestrutura que sustenta o crime e a busca por provas. “O foco neste momento é interromper a prática criminosa e proporcionar a total e efetiva retirada dos não indígenas da Terra Yanomami, preservando os direitos humanos de todos os envolvidos”, afirma a nota da PF.

Continuando a nota, Humberto Freire, Diretor de Meio Ambiente e Amazônia da PF, diz que “o foco das ações é na logística do crime e no registro da materialidade delitiva, não nas pessoas envolvidas, de modo a evitar que haja dificuldades na saída dos não indígenas da Terra Yanomami”.

O diretor também destaca que pretende evitar uma nova crise humanitária, considerando os garimpeiros que não conseguem sair das terras e podem acabar sem subsidio para sobrevivência naquele território. “Não podemos esquecer que o foco principal da operação é a desintrusão total dos não índios da TI Yanomami”, reforça.  

A operação faz parte das ações de repreensão ao garimpo ilegal na Terra Yanomami, que já destruiu um avião, um trator de esteira e estruturas usadas pelos garimpeiros na última quarta-feira (8).

Leia também: Mortalidade infantil Yanomami é 10 vezes maior que a do país

A PF também fez uma operação nesta sexta contra a lavagem de dinheiro vinda de ouro ilegal. Foram emitidos oito mandados de busca e apreensão, bem como de bloqueio de bens, em Roraima e Pernambuco. Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal em Roraima.

O objetivo é investigar uma organização criminosa que estaria praticando essa lavagem de dinheiro.

Marina Lopes

Marina Lopes

Marina Lopes é jornalista e escritora juiz-forana, apaixonada pela palavra e por contar histórias através dela.

0 Replies to “Polícia Federal faz operação para combater garimpo ilegal em Terra Yanomami”

Deixe uma resposta

scroll to top