Advertisement

Após 89 anos desde Antonieta de Barros, Santa Catarina volta a ter uma deputada estadual negra

Snapinsta.app_391748991_306902385420068_6215088672007227638_n_1080.jpg

A parlamentar Vanessa da Rosa (PT) assumiu o cargo de deputada estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), se tornando a segunda mulher negra a ocupar esse posto, 89 anos após a primeira: Antonieta de Barros. A deputada Vanessa fica no cargo até o dia 20 de novembro, substituindo o deputado estadual Padre Pedro (PT), durante licença.

Uma mulher negra não fica ocupa esse lugar desde 1934, quando a professora Antonieta de Barros tomou posse na Alesc e se tornou a primeira parlamentar negra de Santa Catarina e do Brasil. Vanessa da Rosa disse que tem como causa central a luta antirracista, e diz que tem como referência o legado de Antonieta de Barros.

A deputada que assim como Antonieta é professora há 33 anos, postou em seu Instagram a conquista que ela considera coletiva:

Advertisement

“Obrigada, Antonieta de Barros! Depois de 89 anos você venceu novamente, você está viva. Na memória e no legado. Hoje foi um dia histórico para as mulheres, para as mulheres pretas, para o movimento negro, para os professores, para a juventude periférica que teima em sonhar, para todos os cidadãos de Santa Catarina se orgulharem de seu estado, da nossa terra”, disse a parlamentar.

Advertisement

Vanessa já foi secretária de educação da cidade de Joinville, disputou a eleição de 2022 e recebeu 16.832 votos.

“Hoje, me tornei a primeira mulher negra a ser deputada estadual depois de Antonieta de Barros. Obrigado por suas ideias, seu exemplo, sua força, sua história. Farei mais do que o impossível para honrar sua trajetória. Obrigada, Antonieta de Barros. Obrigada, Santa Catarina”, agradeceu Vanessa.

Em sua fala na Alesc, a deputada agradeceu também ao deputado Padre Pedro por permitir o momento. Firmou compromisso com suas pautas, além do antirracismo a deputada é conhecida por atuar pela educação, direitos humanos, a luta pelos jovens e contra a violência as mulheres.

Leia mais notícias aqui: Ministério da Igualdade Racial realiza seminário sobre política de saúde para a população negra

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top