Os pedidos de isenção na taxa do vestibular 2022 da Unicamp diminuíram 30% no comparativo com a edição anterior, de acordo com a comissão organizadora do processo seletivo (Comvest). No vestibular anterior, a Unicamp recebeu 13,9 mil solicitações antes da triagem – diferença de 4,2 mil – das quais foram aceitas 9,7 mil, número recorde de contemplados na história da instituição. Já esse ano, 9,6 mil solicitações estão em análise.
Este ano, o benefício foi disponibilizado para candidatos das modalidades tradicional e via notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A expectativa da Universidade é de que entre 8,1 mil e 8,3 mil pedidos sejam aceitos após a verificação de cumprimento dos requisitos.
A lista dos vestibulandos que receberão a isenção será divulgada em 30 de julho, no site oficial, e para quem não for contemplado, a taxa para a realização da prova será de R$ 180.
José Alves de Freitas Neto, diretor da Comvest, declara que o número de pedidos reflete não somente impactos da pandemia, mas também o fato de que o prazo para solicitações foi alterado com a retomada da modalidade via Enem. “É um indicativo de que devemos ter menos candidatos de escola pública, pois a isenção não significa inscrição automática e também vamos partir de um número menor de pessoas atendidas com a gratuidade. No entanto, acho que teremos um número de inscritos próximo à média dos anos anteriores”, disse Alves, ao G1.
Em 2021, os alunos oriundos de escolas públicas representaram 34,2% entre os 77,6 mil inscritos.
Alunos de escolas públicas prejudicados
Ainda esse mês, houve um recorde negativo de participantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo os dados divulgados pelo Inep, somente 4 milhões de alunos se inscreveram para a prova.
No ano de 2020, para além da pandemia, aponta-se que alunos de escola pública tenham faltado à prova por não se sentirem preparados para o exame. Uma pesquisa feita em junho do ano passado, indicou que metade dos estudantes que planejavam fazer o Enem cogitavam desistir da prova, por motivos como a má preparação e desalento devido a pandemia.
“Muitos estudantes estão desmotivados e há casos mais graves de abandono escolar. Isso compromete o futuro dos jovens e o futuro da sociedade. A pandemia está deixando marcas dolorosas, tanto no grande número de vidas perdidas e pessoas enfermas, quanto no campo educacional ao interromper planos e projetos de uma geração de jovens”, comentou o diretor da Comvest.
Modalidades de isenção na taxa do vestibular da Unicamp
- Modalidade 1: candidatos de famílias de baixa renda – até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio;
- Modalidade 2: funcionários da Unicamp/Funcamp;
- Modalidade 3: candidatos dos cursos noturnos de licenciatura ou tecnologia.
Os cursos de licenciatura incluem ciências biológicas, física, letras, licenciatura integrada química/física, matemática e pedagogia; e tecnologia incluem análise e desenvolvimento de sistemas, e em saneamento ambiental.
Todos os candidatos precisam ter cursado o ensino médio integralmente em instituições da rede pública (não se aplica à modalidade 3) e já ter concluído ou finalizar neste ano o ensino médio.
Datas
- Modalidade tradicional
- Inscrições: 02 de agosto a 08 de setembro de 2021
- 1ª fase: 07/11/2021
- 2ª fase: 09/01/2022 e 10/01/2022
- Provas de habilidades específicas de música: (setembro e outubro, datas a confirmar)
- Provas de habilidades específicas outros cursos: 19 a 22/01/2022
- Divulgação da primeira chamada: 14/02/2022
- Matrícula (não presencial) da primeira chamada: a confirmar
Outras modalidades
- Vagas remanescentes: inscrições de 20/09 a 08/10/2021
- Ingresso via Enem: inscrições de 03 a 30/11
- Vagas para premiados em olimpíadas de conhecimentos: inscrições de 16/11 a 14/1/2022