Peça ‘Um Menino Príncipe no Brasil’ estreia em março no Teatro Ruth de Souza, no Rio

menino-scaled-e1708735990665.jpg

A peça “Um Menino Príncipe no Brasil”, escrita e dirigida pelo ator e professor de história Sidcley Batista, estreia no próximo sábado (02), no Teatro Ruth de Souza, no antigo Parque das Ruínas, e segue em temporada aos sábados e domingos, às 11h, até o dia 31 de março. A peça conta a história de um menino negro que se recusa a ir à aula após ter sido ridicularizado quando se candidatou a príncipe da escola.

Sua mãe lhe conta então a história de Simbu, um menino príncipe africano que chega ao Rio de Janeiro para resgatar o pai, raptado em sua terra natal para ser escravizado no Brasil. Aqui, Simbu encontra dois outros meninos príncipes que resolvem ajudá-lo em sua missão: o português Pedrinho e Curuca, filho do cacique. Enaltecendo a união das três principais etnias em nosso país, a peça enfatiza a contribuição dos africanos na construção do Brasil.

Foto: Divulgação

Para além da diversidade étnica e cultural, transmite a mensagem de que o ser humano deve ser valorizado, sobretudo, pelo seu caráter.

Fundamentado ainda na ideia de que a redescoberta da identidade negra resultará em um futuro onde não apenas os negros, mas todos os brasileiros sejam conscientes de sua própria grandeza, o
espetáculo revela às crianças (e com certeza, a muitos adultos) que para cá também foram trazidos nobres africanos escravizados.

“Um Menino Príncipe do Brasil” é o segundo espetáculo da Cia. Pequeno Otelo de Teatro, que estreou em 2014 com “A Galinha D’Angola”, também escrita por Sidcley Batista e dirigida por Ilea Ferraz, referência na representatividade negra nas artes cênicas. A companhia, fundada pelos atores/diretores Sidcley
Batista e Erika Ferreira, ambos negros e moradores da periferia do Rio de Janeiro, nasceu da carência de uma dramaturgia negra para o público infantil.

Em sua segunda produção, a Pequeno Otelo traz mais uma vez para o primeiro plano conflitos e dramas das crianças negras com toda pesquisa, cuidado e apuro estético que marcam seus trabalhos.

SERVIÇO

UM MENINO PRÍNCIPE NO BRASIL
Espetáculo infanto-Juvenil da Cia. Pequeno Otelo de Teatro.
Texto e direção: Sidcley Batista

Supervisão: Milton Filho
Cenário: Cachalote Mattos
Direção Musical: Kadu Monteiro
Figurino: Claudia Pereira (Flor de Cambuca)
Iluminação: Ademir Lamego
Adereços: Alexandre Coutinho
Arte Gráfica: Leandro Mariz
Elenco:
Paulo Bikila
Rapha Simões
Lucas Mendes
Ellyê Pedrosa
Sidcley Batista
Assessoria de Imprensa: Luciana Guerra Malta
Sinopse: Menino negro se recusa a ir à escola depois de ser ridicularizado
quando se candidata a príncipe. Sua mãe então lhe conta a história de Simbu,
um menino príncipe africano que vem ao Brasil resgatar seu pai, raptado e
escravizado.
Classificação: 6 anos
Local: Teatro Ruth de Souza (Parque Glória Maria)
Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa
Do dia 02/03 a 31/03
Sábados e domingos
Às 11h.
Inteira: R$30,00
Meia: R$15,00

Leia também: Em cartaz no Rio, espetáculo “Meus Cabelos de Baobá” valoriza a identidade negra feminina

Deixe uma resposta

scroll to top