O que é Semiótica? Curso grátis sobre símbolos usados nas mídias que podem se relacionar com o Racismo

w1280-p1x1-KU-KLUX-KLAN.jpg

Members of the Ku Klux Klan yell as they fly Confederate flags during a rally at the statehouse in Columbia, South Carolina July 18, 2015. A Ku Klux Klan chapter and an African-American group planned overlapping demonstrations on Saturday outside the South Carolina State House, where state officials removed the Confederate battle flag last week. REUTERS/Chris Keane
 TPX IMAGES OF THE DAY

Os meios de comunicação, a publicidade e a cultura popular estão repletos de símbolos que carregam significados históricos e culturais. Esses símbolos não são neutros; eles moldam a percepção pública e influenciam comportamentos e atitudes. No caso do racismo, os signos podem ser utilizados para desumanizar ou estigmatizar pessoas negras, perpetuando estruturas de poder desiguais.

A análise semiótica permite identificar as formas sutis e explícitas pelas quais o racismo é comunicado. Por exemplo, em propagandas, a escolha de imagens, palavras e até cores pode refletir e reforçar estereótipos raciais. As narrativas midiáticas frequentemente retratam pessoas negras de maneiras que reforçam preconceitos, seja através de representações negativas ou pela ausência de representações positivas.

A semiótica é o estudo dos signos e símbolos e de como eles são usados para comunicar significados. Trata-se de uma disciplina que investiga como as mensagens são construídas e interpretadas, explorando os sistemas de representação que permeiam nossa vida cotidiana, desde a linguagem escrita e falada até imagens, gestos e objetos.

O estudo da semiótica é crucial no combate ao racismo, pois nos permite entender e desafiar as formas como os signos e símbolos racistas são produzidos e disseminados. A educação antirracista, alicerçada no entendimento semiótico, oferece ferramentas poderosas para desconstruir preconceitos e construir uma sociedade mais justa e igualitária. 

O pronunciamento do Secretário da Cultura de Bolsonaro, Roberto Alvim, foi críticado por elementos de semiótica que ligavam o seu discurso ao discurso do ministro da propaganda nazista, Joseph Goebbels. / Foto: Reprodução

Inscreva-se no Curso “Semiótica e Antirracismo”

Para aqueles interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre como a semiótica pode ser usada para combater o racismo, a Escola de Comunicação Antirracista oferece a partir do dia 18/06 o curso gratuito “Semiótica e Antirracismo”. Este curso, que faz parte da Jornada de Educação Antirracista, é totalmente online e acessível a todos.

Detalhes do Curso:

  • Início: 18 de junho
  • Inscrições: Devem ser feitas no site oficial da Escola de Comunicação Antirracista (ECA)
  • Certificação: Ao final do curso, os alunos receberão um certificado de conclusão

Como se Inscrever: As inscrições são feitas através do site oficial da ECA. Não perca a oportunidade de participar deste curso transformador e capacitar-se para um futuro mais justo e inclusivo.

Jerson Pita

Jerson Pita

Jornalista, marqueteiro, pesquisador e periférico. Cria de Duque de Caxias, escreve sobre entretenimento, sociedade e esportes. No mestrado, pesquisa a autoridade jornalística e a migração da mídia tradicional para o Youtube.

Deixe uma resposta

scroll to top