Os novos uniformes da seleção brasileira de futebol feminino foram apresentados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e pela Nike na última segunda-feira (03).
Inspirado em importantes símbolos nacionais como a biodiversidade e Floresta Amazônica, as peças estão destinadas ao uso das atletas do Brasil na campanha da Copa do Mundo Feminina FIFA Austrália Nova Zelândia 2023. O uniforme ainda conta com uma tecnologia inédita, desenvolvida para dar conforto para as jogadoras.
Menstruação
Os novos uniformes têm como principal inspiração a “Mãe Natureza”. Portanto, o conceito é promover o crescimento do futebol feminino para que “floresça e gere novos frutos”.
Então, para desenvolver o uniforme para a modalidade feminina no futebol, a Nike aplicou o maior investimento em inovações.
Assim, os calções estão modernos e equipados para conter vazamentos menstruais. Segundo a Nike, o design foi criado com base no feedback das atletas. Dessa forma, usa-se o “Nike Leak Protection: Period” embaixo do calção, oferecendo para as jogadoras maior proteção.
Leia também: Exclusivo: Formiga fala sobre Copa na França, Seleção Brasileira, futebol feminino e racismo
Segundo a vice-presidente global de vestuário esportivo feminino da Nike, Jordana Katcher, as jogadoras profissionais que permanecem em campo durante os dois tempos de 45 minutos sem pausas, relataram preocupação com a possibilidade de apresentarem vazamento menstrual. Por isso, com a chegada da inovação, elas ficaram gratas, pois a peça ajudar a trazer mais confiança.
Celebração da mãe natureza
Os novos uniformes são compostos por camisas que ganharam texturização na malha, representando as folhas do Jaci, da Jarina e do Buriti.
Além da folhagem típica do ambiente tropical brasileiro, a camisa amarela recebeu detalhes em verde na barra das mangas e na gola. Já os shorts são azuis, com a numeração em verde, enquanto as meias brancas exibem detalhes em verde e azul.
Leia também: Governo Federal cria política para impulsionar futebol feminino e aprimorar profissionalização
O segundo uniforme também celebra a Amazônia, na cor azul supremo, a camisa tem uma proposta variante da estampa exclusiva do primeiro uniforme. O calção branco apresenta a numeração na cor verde e o meião azul, com detalhes em verde e amarelo, completa o uniforme.
Ambas camisas possuem um grafismo especial em homenagem à “Mãe Natureza”, que está alocado na altura da nuca. Por fim, os meiões têm a inscrição “Brasil” na parte de trás.
Estreia
Nesta quinta-feira (6), a seleção brasileira de futebol feminino estreou os novos uniformes ao enfrentar a Inglaterra na decisão da Finalíssima, em Wembley, Londres. O jogo ocorreu às 15h45 e terminou com o placar em 1×1. Porém, as atletas do Brasil sofrem derrota por 2×4 na decisão por pênaltis e foram as vice-campeãs do campeonato.
Na terça-feira (11), às 13h, em Nuremberg, Alemanha, as brasileiras voltam ao campo. O jogo é um preparatório para a Copa do Mundo FIFA Feminina 2023.
0 Replies to “Uniformes da seleção feminina de futebol passam por mudança inédita”