Novo disco de Chico César traz trilha sonora feita para espetáculo teatral

APOIE O NOTÍCIA PRETA

“O canto de Macabéa ou A hora da estrela” é o nome do novo disco do cantor e compositor Chico César, que chega nas plataformas digitais no dia 8 de março e depois em CD. O novo trabalho é assinado pelo artista paraibano com a atriz e cantora baiana Laila Garin. O repertório do álbum é formado por 16 das 32 músicas da trilha sonora composta por Chico para o espetáculo “A hora da estrela – O canto de Macabéa”, de 2020, musical de teatro protagonizado por Laila e baseado no livro “A hora da estrela”, da escritora Clarice Lispector (1920 – 1977). 

Foto: Reprodução- Redes Sociais

No disco, Chico César divide com Laila as interpretações de 13 músicas, dentre elas “Ou”, “Estou aqui” e “Zero vocação no ser”. O novo trabalho foi gravado de 15 a 19 de junho de 2021 no estúdio Lontra, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), com produção musical e arranjos de Marcelo Caldi. 

Leia também: Chico César grava álbum em Paris com pianista Ray Lema e outros músicos africanos

“Clarice gosta de música, mas sua escritura passa longe de voos gongóricos e melômanos. (São) Palavras avaras de som, atentas ao sentido. Palavras gravéticas, secas quase como os personagens de sua novela. (…) Mas busquei a música na própria angulosidade dos assuntos e seus fraseados, seus cortes secos.”, relata o compositor em texto escrito para o encarte da edição em CD do álbum. 

Vale destacar que o musical “A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéa” conta a saga de Macabéa, imigrante nordestina que vive uma vida cheia de dificuldades. Ela ganha pouco, é humilhada pelo chefe e sofre traição do namorado com sua melhor amiga. A peça mostra que, apesar das dificuldades, tempos melhores virão.  

“É um espetáculo que diz exatamente o que queremos falar neste momento. É um grito de indignação com muita poesia, lutando com as armas que temos. “A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéa” fala das pessoas supostamente invisíveis, fala de solidariedade, de olhar para o outro com afeto. Além de tudo, é uma peça sobre esperança”, disse Laila, intérprete de “Macabéa” na peça em recente entrevista ao Popnow. 

APOIO-SITE-PICPAY

Wellington Andrade

Jornalista formado pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso) e pedagogo pela UERJ. Atualmente escreve para o Portal Notícia Preta e atua no segmento de assessoria de imprensa em parceria com a agência Angel Comunicação. Possui passagens por diferentes veículos como repórter, produtor e apurador, dentre eles TVs Record, SBT e Rede Vida de Televisão, além das rádios Bicuda FM, Nativa FM, Tupi AM e FM, Revista Ziriguidum Nota 10 e no portal especializado em Carnaval SRZD, do jornalista Sidney Rezende. Instagram: @reporterwellingtonandrade

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.