No ar no SBT, Maria Gal fala do empoderamento da mulher negra: “Minha personagem é uma heroína”

APOIE O NOTÍCIA PRETA

A novela As Aventuras de Poliana, do SBT, caminha a passos largos para fazer história: em maio, a trama completa dois anos no ar e entra no top 5 das mais longas da história da teledramaturgia brasileira. Tal marco tem um sabor especial para um núcleo específico do enredo: o da família Soares, onde Gleyce é uma negra mãe solo de um casal de filhos negros.

Maria Gal é quem dá vida à personagem. Com a passagem do tempo, Gleyce, que foi incentivada pelos filhos a voltar a estudar, acabou de ser aprovada no vestibular para cursar administração e está passando por um momento de reviravolta em sua vida. Mulher, negra, moradora de comunidade, viúva e mãe de dois filhos, ela está em um processo de empoderamento na novela, e isso se reflete no visual de toda a família: a mãe e os dois filhos (interpretados por Vitor Britto e Duda Pimenta) adotam penteados afro.

Antes e depois: empoderamento da personagem passa pela transformação no visual (Foto: Divulgação)

“Eu vivo a Gleyce Soares e sempre faço questão de falar o sobrenome dela, porque poucos personagens negros na teledramaturgia têm sobrenome explícito. Essa personagem vem se empoderando ao longo da trama. É a história de uma heroína, de uma mulher que vem se superando econômica e academicamente”, contou Gal, em entrevista ao Notícia Preta.

Saiba mais: protagonismo da mulher negra na teledramaturgia brasileira

A atriz afirma que, sempre que recebe os textos da personagem, se identifica bastante com a história. Isso acaba criando um laço de fidelidade e de uma palavra muito importante para ela: representatividade.

“É sobre a representação de várias mulheres negras que estão se empoderando e voltando a estudar justamente porque querem melhores condições de vida. É uma história que representa muitas histórias de mulheres e homens negros, que, às vezes, a gente desconhece – porque nós sabemos do apagamento que a população negra vive”, definiu.

A novela vai ao ar de segunda a sábado, às 20h30 , no SBT.


APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.