Negros são quase o dobro de brancos entre as 11 mil pessoas que morreram de Aids em 2022 no Brasil

teste-hiv.webp

Em 2022 foram registradsas no Brasil, 10.994 mortes tendo HIV ou a Aids como causa básica, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Ao todo, 61,7% dessas pessoas, são negras. O dado foi revelado em um boletim epidemiológico na última semana, na véspera do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado no dia 1º de dezembro.

Entre as quase 11 mil mortes, os brancos representam 35,6% do total, enquanto os negros representam quase o dobro. Os dados mostram que 47% das vítimas são pardas e 14,7% pretas. De acordo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população negra é o somatório de pretos e pardos.

O ano de 2022 registrou 43.0403 de casos de pessoas com HIV. Há uma estimativa de que o Brasil tenha um milhão de pessoas vivendo com HIV, e os números do Ministério da Saúde mostram notificação de 489.594 casos de infecção por HIV no país. A maior incidência é entre homens que tem entre 25 e 39 anos.

Veja o número de infecções por região:

  • 203 mil no Sudeste
  • 104 mil no Nordeste
  • 93 mil no Sul
  • 49 mil no Norte
  • 38 mil no Centro-Oeste
A doença pode ser detectada por um exame de sangue/ Foto: Vincius Marinho/Fiocruz

O diretor do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi) do Ministério da Saúde Draurio Barreira, entende que a questão social também tenha impacto nas estatísticas da doença.

“Há uma queda mais acentuada entre os casos em brancos de maior escolaridade. As vulnerabilidades são determinantes da questão do HIV, como de tantas outras doenças”, explicou o diretor.

Para ele é preciso que haja inclusão dessas pessoas de forma completa. “O grande desafio é combater o estigma e a discriminação, fazer com que essas pessoas tenham portas abertas não só no sistema de saúde, mas também na sociedade civil, para ter acesso não só ao tratamento, mas ao diagnóstico e à profilaxia”, afirmou.

Entenda a diferença entre HIV e Aids, segundo a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde:

“HIV é a sigla em inglês para vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids (da sigla em inglês para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Aids é a Síndrome da Imunodeficiência Humana, transmitida pelo vírus HIV, caracterizada pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo e pelo aparecimento de doenças oportunistas”.

Leia mais notícias aqui: Lei que garante acompanhantes para mulheres em serviços de saúde é publicada no DOU

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top