“Na L’Oréal trazemos a diversidade no centro da estratégia no Brasil”, conta Márcia Silveira, head de Diversidade da empresa

Marcia-Silveira-DiversiFast-1.jpg

A head de Diversidade, Equidade e Inclusão da L’Oréal Brasil, Márcia Silveira, constrói e gerencia dentro da empresa o compromisso com a diversidade. Uma mulher negra com mais de 20 anos de experiência na área, e premiada no Troféu Mulher Imprensa 2022, a jornalista promove um processo de incentivo à diversidade dentro e fora da multinacional de beleza. 

Com Márcia Silveira à frente da cadeira de diversidade, a empresa já abriga uma série de iniciativas sociais, como, por exemplo, a parceria com o Circuito de Oficinas de História e Cultura Afro-brasileira do Instituto Pretos Novos (IPN), e segue mantendo seu engajamento neste setor. 

Márcia Silveira tem mais de 20 anos de mercado – Foto: Divulgação L’Oréal Brasil

De acordo com Márcia, integrar os colaboradores com essa missão em prol de uma beleza mais plural, é muito importante. “Na L’Oréal trazemos a diversidade no centro da nossa estratégia no Brasil. E essa jornada precisa começar de dentro pra fora, porque são justamente os nossos colaboradores que desenvolvem os produtos, pensam nas comunicações e atuam nos projetos sociais”, explica a head de Diversidade, que também acredita que ao dar mais protagonismo ao colaborador, ele se sente “mais engajado com o tema”

Foi com esse pensamento que a L’Oréal Brasil promoveu um hackathon – batalha de inovação e diversidade – com os colaboradores da empresa, em um evento: o DiversiFast. Projetos elaborados por membros de diversos setores foram apresentados, e muitos deles focados, inclusive, na beleza da mulher negra. 

Leia Também: “As memórias da cacheada não são as mesmas da lisa”: diz hair stylist Vivi Siqueira, embaixadora da L’Oréal

Foram 120 pessoas envolvidas com 42 projetos ao longo do processo, em 4 categorias: pessoas, comunicação, produto e impacto social. Os vencedores de cada categoria apresentaram projetos voltados para questões de gênero, para a comunidade negra e indígena e para a aceleração de carreiras, e que serão aplicados pela empresa até 2025.

Para a head de Diversidade, Equidade e Inclusão da L’Oréal Brasil, Márcia Silveira, a interação deu a oportunidade de ideias internas serem compartilhadas. “O objetivo do hackathon é acelerar ideias dentro da companhia que tragam impacto positivo para o nosso negócio assim como para as nossas comunidades. É dessa forma que acreditamos que estamos contribuindo para uma beleza mais diversidade e inclusiva“.

E o conceito de beleza diversa pode ser vista nos produtos voltados para pessoas negras, na relação construída entre marca e consumidora, por meio das ações desenvolvidas pela head de Diversidade, Márcia Silveira, e nas parceiras que junto da empresa, promovem a valorização da beleza da comunidade, como a atriz Taís Araújo e a influenciadora e ex-bbb Gleici Damasceno. 

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

0 Replies to ““Na L’Oréal trazemos a diversidade no centro da estratégia no Brasil”, conta Márcia Silveira, head de Diversidade da empresa”

Deixe uma resposta

scroll to top