“Na L’Oréal trazemos a diversidade no centro da estratégia no Brasil”, conta Márcia Silveira, head de Diversidade da empresa

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A head de Diversidade, Equidade e Inclusão da L’Oréal Brasil, Márcia Silveira, constrói e gerencia dentro da empresa o compromisso com a diversidade. Uma mulher negra com mais de 20 anos de experiência na área, e premiada no Troféu Mulher Imprensa 2022, a jornalista promove um processo de incentivo à diversidade dentro e fora da multinacional de beleza. 

Com Márcia Silveira à frente da cadeira de diversidade, a empresa já abriga uma série de iniciativas sociais, como, por exemplo, a parceria com o Circuito de Oficinas de História e Cultura Afro-brasileira do Instituto Pretos Novos (IPN), e segue mantendo seu engajamento neste setor. 

Márcia Silveira tem mais de 20 anos de mercado – Foto: Divulgação L’Oréal Brasil

De acordo com Márcia, integrar os colaboradores com essa missão em prol de uma beleza mais plural, é muito importante. “Na L’Oréal trazemos a diversidade no centro da nossa estratégia no Brasil. E essa jornada precisa começar de dentro pra fora, porque são justamente os nossos colaboradores que desenvolvem os produtos, pensam nas comunicações e atuam nos projetos sociais”, explica a head de Diversidade, que também acredita que ao dar mais protagonismo ao colaborador, ele se sente “mais engajado com o tema”

Foi com esse pensamento que a L’Oréal Brasil promoveu um hackathon – batalha de inovação e diversidade – com os colaboradores da empresa, em um evento: o DiversiFast. Projetos elaborados por membros de diversos setores foram apresentados, e muitos deles focados, inclusive, na beleza da mulher negra. 

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Foram 120 pessoas envolvidas com 42 projetos ao longo do processo, em 4 categorias: pessoas, comunicação, produto e impacto social. Os vencedores de cada categoria apresentaram projetos voltados para questões de gênero, para a comunidade negra e indígena e para a aceleração de carreiras, e que serão aplicados pela empresa até 2025.

Para a head de Diversidade, Equidade e Inclusão da L’Oréal Brasil, Márcia Silveira, a interação deu a oportunidade de ideias internas serem compartilhadas. “O objetivo do hackathon é acelerar ideias dentro da companhia que tragam impacto positivo para o nosso negócio assim como para as nossas comunidades. É dessa forma que acreditamos que estamos contribuindo para uma beleza mais diversidade e inclusiva“.

E o conceito de beleza diversa pode ser vista nos produtos voltados para pessoas negras, na relação construída entre marca e consumidora, por meio das ações desenvolvidas pela head de Diversidade, Márcia Silveira, e nas parceiras que junto da empresa, promovem a valorização da beleza da comunidade, como a atriz Taís Araújo e a influenciadora e ex-bbb Gleici Damasceno. 

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

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