Fies Social 2024: inscrições abrem nesta terça-feira para estudantes de todo país

IMG_8803.jpeg

Nesta terça-feira (12) começam as inscrições para a primeira edição do Fies Social 2024. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal que financia os estudos alunos no ensino superior, que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Os estudantes podem realizar as inscrições através do Portal Único de acesso ao ensino superior, de forma gratuita. O prazo para se inscrever vai até a próxima sexta-feira (15), e o Ministério da Educação (MEC) deve divulgar o resultado em 21 de março.

O MEC destina 50% das vagas para estudantes com até meio salário mínimo inscritos no CadÚnico /Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O MEC vai reservar 50% das vagas para estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo (cerca de R$ 706) inscritos no Cadastro Único para programa Sociais (CadÚnico). O programa beneficia os estudantes de baixa renda, e no geral, serão oferecidas mais de 112 mil vagas em todo o Brasil.

Ainda segundo o ministério, uma base de dados fornecida pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) vai identificar automaticamente o candidato que pretende concorrer nesta nova modalidade do programa.

Como se inscrever no Fies

As inscrições são feitas apenas pela internet a partir do sistema de Seleção do Fies. Após acessar o site, o candidato deve usar a conta no Gov.br para entrar no sistema. Depois, o usuário é reencaminhado ao FiesSeleção para autenticação.

Para o preencher as informações é necessário informar o e-mail pessoal, o nome, CPF, data de nascimento e renda bruta mensal dos familiares.

O participante precisa cumprir as seguintes regras:

– Ter renda familiar mensal, por pessoa, de até três salários mínimos;
– Ter feito qualquer edição do Enem de 2010 a 2023;
– Obtido uma média geral, das cinco provas do Enem, de no mínimo, 450 pontos;
– Não ter zerado a redação do Enem;
– Não ter participado do Enem na condição de treineiro.

Leia também: MEC lança ‘Fies Social’ que financia até 100% das mensalidades em faculdades privadas para alunos de baixa renda

Deixe uma resposta

scroll to top