Museu Virtual Itamar Assumpção é inaugurado nesta sexta-feira (20)

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O Museu Virtual Itamar Assumpção – MU.ITA – reunirá toda obra, acervo e memória  deste icônico artista e será a primeira iniciativa neste âmbito com tradução em Iorubá, além do habitual inglês

Cantor, compositor, escritor, instrumentista, ator, produtor, artista. Itamar Assumpção foi tudo isso e mais um pouco. E, para reunir e revisitar o seu legado na música brasileira e mundial, neste 20 de novembro, dia da Consciência Negra, será inaugurado um museu virtual com sua obra, vida e trajetória.

Concebido a partir de um projeto museológico no programa de preservação de memória no Edital Petrobras Cultural 2019, o Museu Itamar Assumpção – MU.ITA -, que neste primeiro momento será totalmente virtual, com direção geral de sua filha Anelis Assumpção.

O MU.ITA vai contar com uma exposição permanente sobre Itamar, um acervo com mais de 2.000 itens, exposições de curta duração que contemplam artistas contemporâneos e/ou que tenham convergência de linguagem, a Sala Serena, espaço dedicado à memória de uma de sua filhas e à interseccionalidade entre pessoas que se dedicaram a produzir obras acerca das religiões de matriz africana, além de uma loja com produtos exclusivos do museu.

Com curadoria coletiva de Frederico Teixeira e Anelis Assumpção, o museu fará um passeio pela memória preta de um dos maiores artistas do Brasil, intervencionada com outras memórias pretas da diáspora. O MU.ITA pretende ser a principal fonte de pesquisa sobre o Itamar e abrigará um vasto acervo com fotos, vídeos, músicas, textos, figurinos e acessórios originais, histórias, teses acadêmicas sobre sua obra, depoimentos e apresentações. 

O Museu Itamar será o primeiro do Brasil com tradução em Iorubá. “A notícia sobre o Museu Virtual Itamar Assumpção é, sem dúvida, uma das coisas mais belas a acontecer nesses tempos. Viva!!! E a ideia das traduções em língua Iorubá é fundamental e potente”, pontua o músico e pesquisador Tiganá Santana.

Aproximar a obra e vida do Itamar de sua ancestralidade africana, além de abrir essa possibilidade de diálogo com os irmãos e irmãs de África, é um dos pontos fundamentais nesta realização. Além da língua-mater nigero-congolesa, o museu também será traduzido para o alemão e o inglês.

Itamar produziu uma obra valiosa: mais de 300 músicas, 9 discos lançados em vida, centenas de poesias, além de um legado imagético incalculável. Os emblemáticos óculos, as performances teatrais, a postura independente que lhe rendeu a alcunha de ‘maldito’, os figurinos, tudo isso representou uma grande ruptura naquela época e que hoje pode se compreender como uma vertente de afrofuturismo brasileiro.

Postumamente, mais 3 discos foram lançados, um livro de textos e poesias inéditas, dois songbooks, um documentário (“Daquele Instante em Diante”) e a Caixa Preta (com toda a obra remasterizada – Selo SESC). Anelis Assumpção conta que ainda tem material inédito: “Itamar deixou alguns livros infantis escritos e gravações nunca divulgadas”. Recentemente, sua obra foi integralmente disponibilizada nas plataformas digitais.


Consciência negra

A data de 20 de novembro foi escolhida para o lançamento do museu pela importância histórica deste dia dedicado à reflexão sobre a inserção da população negra na sociedade brasileira, através da simbólica data de morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes negros do Brasil, que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravagista. 

Neste dia do ano de 2020, amalgamando efemérides, com textos de apresentação de Tiganá Santana, Djamila Ribeiro, Mano Brown, Gilberto Gil e Monica Ventura, o Museu Itamar Assumpção entra oficialmente no ar para deleite e pesquisa de fãs, curiosos e historiadores.

Para um museu virtual, lançado em tempos pandêmicos, será realizado um show ao vivo e transmitido online e gratuitamente. Anelis Assumpção está preparando uma apresentação especial para o momento. A direção do show ficará por conta de Ava Rocha, filha de outro grande ícone das artes e cultura brasileira – Glauber Rocha.

SERVIÇO:

www.itamarassumpcao.com.br

Museu Virtual Itamar Assumpção: pesquisa, catalogação e acesso gratuito ao acervo de Itamar Assumpção. 

Show de lançamento: Anelis Assumpção canta Itamar, com direção de Ava Rocha

Curadoria: Anelis Assumpção

Acesso: gratuito, pela internet.

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.