Museu das Favelas de São Paulo será aberto ao público no próximo sábado (26)

Credito_Carlos-Pires-_-Black-Pipe.jpg

O Museu das Favelas abre as portas para visitação do público no próximo sábado (26) e já inaugura com a exposição FAVELA-RAIZ. Uma ocupação-manifesto que representa o primeiro movimento de transformação do Palácio dos Campos Elíseos, reverenciando a memória e as heranças das lutas dos que vieram antes.

Carla Zulu é Coordenadora de Relações Institucionais do Museu das Favelas – Foto: Carlos Pires

A exposição que abre o Museu é um símbolo de saudação às tradições, à ancestralidade, à maternidade, aos abrigos materiais e afetivos que envolvem os habitantes e a tudo o que ali foi semeado e colhido. A ocupação é composta por cinco partes, sendo três internas e duas externas.

No hall de entrada há esculturas tecidas em crochê, criadas pela artista Lidia Lisbôa com a colaboração de 7 mulheres do Coletivo Tem Sentimento e da Cooperativa Sin Fronteras, grupos de mulheres da vizinhança do Museu.

“Vale ressaltar que, quando nós trazemos aqui historiadores que vão contar a história pela visão dos que foram esquecidos, marginalizados, vencidos em guerra, gentrificados, é simplesmente dizer para o que viemos. É mostrar que o Palácio dos Campos Elíseos terá uma nova composição, que essa arquitetura, hoje, servirá para visibilizar aqueles que outrora foram postos pra fora daqui“, salienta Carla Zulu, Coordenadora de Relações Institucionais do Museu das Favelas.

“As exposições e instalações propostas mostram o quanto nós valorizamos os nossos artistas e teóricos. Então, a partir de sua abertura, o Museu das Favelas mostra sua marca institucional, que é dar voz e vez a quem está e sempre esteve construindo, mas que sempre foi invisibilizado. Então, se preparem para fazer uma viagem para o outro lado da história”, completa.

Leia também: “Sarau Giramundo” reúne diversos artistas no Vidigal no Mês da Consciência Negra

O Museu das Favelas recebe também a exposição “Identidade Preta: 20 anos de Feira Preta”, em comemoração ao maior evento de cultura negra da América Latina. Realizada pelo Preta Hub, liderado por Adriana Barbosa, a exposição traz de modo lúdico a história de um dos primeiros eventos de valorização da cultura empreendedora negra e periférica de São Paulo. Como parte da parceria, além da exposição, o Museu das Favelas receberá, no final de semana da abertura, o SPerifas, versão pocket da Feira de Empreendedores. 

Serviço

Museu das Favelas

Palácio dos Campos Elíseos

Entrada pela Rua Guaianases, 1024 – São Paulo

De terça a domingo, das 9h às 17h (com permanência até as 18hs)

Entrada Gratuita | ingressos poderão ser retirados de forma antecipada no site e, também, de maneira presencial no dia da abertura.

0 Replies to “Museu das Favelas de São Paulo será aberto ao público no próximo sábado (26)”

Deixe uma resposta

scroll to top