Centro Cultural da Justiça Federal exibe filme ‘Rio, Negro’ gratuitamente

Doc-Rio-_23_03_22-_Foto-de-Elisangela-Leite_23.jpg

Rio a Capital Negra do Brasil. Rio de Janeiro 23_03_22

Na próxima quinta-feira (22), às 18h, e no dia 1º de julho, às 16h, o Centro Cultural da Justiça Federal, no Centro do Rio de Janeiro, vai exibir o filme ‘Rio Negro’, de forma gratuita, e as sessões serão seguidas por debates com convidados, que vão discutir algumas das temáticas abordadas no documentário.

“Rio, Negro” estreou em março deste ano nos cinemas e aborda e demarca – por meio de entrevistas com grandes personalidades e intelectuais cariocas, além de imagens históricas – os processos sociais, políticos e as profundas transformações ocorridas entre a segunda metade do século XIX e o início do século XX no Rio devido à presença e à influência de pessoas negras de origem africana.

O ‘Almirante da Liberdade’ será um dos temas das rodas de conversa – Foto: Elisangela Leite

Com roteiro e direção de Fernando Sousa e Gabriel Barbosa, o longa conta com depoimentos de importantes ativistas do movimento negro, artistas, arquitetos e outros pensadores da cidade, tais como o ator Haroldo Costa, o escritor Luiz Antonio Simas, a vereadora Tainá de Paula.

Além deles, o documentário também conta com depoimentos do carnavalesco Leandro Vieira, o ritmista Eryck Quirino, a atriz Juliana França, a ialorixá Mãe Meninazinha de Oxum, a historiadora Ynaê Lopes, os pesquisadores Christian Lynch, Nielson Bezerra e Eduardo Possidonio, entre outros.

“É fundamental criar novas narrativas e inverter esse olhar do suplício e do açoite que é constantemente associado à história da população negra. Em ‘Rio, Negro’ invertemos essa lógica, abordando outros olhares como a sofisticação estética e a contribuição destas pessoas em campos como a arte, a ciência, a gastronomia, a linguagem”, diz Gabriel Barbosa, diretor e roteirista do filme.

As sessões do filme “Rio, Negro” estão sendo organizadas pela Quiprocó Filmes, em parceria com o Ministério Público Federal, com o apoio da Uniperiferias e do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER/Cefet-Rio).

Leia também: Samba da Meia Noite lança primeiro disco em BH nesta sexta (16)

Confira a programação de bate-papos e os convidados:

22/06 – Tema: João Cândido – o Almirante da Liberdade. Convidados: Elisabete Nascimento (LaborAfro), Gabriel Barbosa (Quiprocó Filmes) e Taty Maria (Casa Fluminense), na mediação.

01/07 – Tema: Justiça e reparação. Convidados: Julio Araujo (MPF), Adriana Cruz (Juíza Titular da 5ª VF Criminal no Rio de Janeiro), Jaime Mitropoulos (MPF), Íris Souza Dantas de Faria (Assessora de Comunicação Social da Justiça Federal do Rio de Janeiro (JFRJ), na mediação.

Serviço: 

Exibições “Rio, Negro” + Bate-papos

Datas: 22 de junho, quinta-feira, às 18h; e 1 de julho, sábado, às 16h.

Local: Centro Cultural da Justiça Federal

Endereço: Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro – RJ.

Grátis. 12 anos.

Deixe uma resposta

scroll to top