Museu da Abolição promove evento sobre acesso da população afro-brasileira

Arq-MAB.-Wellington-Silva-2.jpg

A população negra no Brasil ainda tem acesso limitado a importantes áreas da sociedade, como comunicação, tecnologia e informação. Pensando nisso, o Museu da Abolição do Recife, em parceria com agentes externos, irá promover o Conexão MAB, nos dias 22 e 23/11, no auditório do próprio Museu.

A iniciativa visa proporcionar engajamento junto aos nossos públicos reais e potenciais, a fim de garantir reflexões coletivas, formações e trocas. Ofertando oficinas e palestras gratuitas que abordarão a presença negra nos espaços digitais, na comunicação, na tecnologia e no acesso à informação. 

O evento visa construir reflexões coletivas, por meio de oficinas e palestras gratuitas. foto: Welligton Silva

 “O Conexão MAB é uma oportunidade de valorizar projetos e pensar sobre o real acesso da população negra a áreas, hegemonicamente, brancas, elitistas e excludentes. Ressaltando a necessidade de representação e estimulando um processo de valorização de iniciativas que já pensem sobre essas questões”, ressaltou Wellington Silva, estagiário do museu e um dos curadores do evento.

O Conexão MAB pretende conectar pessoas e agregar propósitos, oferecendo o olhar de quem trabalha, pesquisa ou simplesmente curte os temas do evento, por meio de uma oportunidade para dialogar sobre valorização de carreiras, conteúdos e projetos de pessoas negras do Recife e do Nordeste.

As palestras são gratuitas e falam sobre a presença negra nos espaços digitais, na comunicação, na tecnologia e no acesso à informação. Foto: Wellington Silva

O evento conta com uma programação ocupada apenas por pessoas negras, ressaltando a importância do lugar de fala e da construção da representatividade, sendo pensado pelo Museu da Abolição como atividade principal para o Mês da Consciência Negra. Tendo como anfitriões a Larissa Santiago, publicitaria e coordenadora do site Blogueiras Negras; e o Eliel David, advogado e membro da Comissão de Igualdade Racial OAB/PE. Ambos embaixadores do Projeto Selos 2019 do Museu da Abolição.

A ocasião contará com seis atividades, entre minicursos e palestras, onde serão debatidos assuntos como negros na tecnologia, cultura periférica, acesso a comunicação e empoderamento nas redes sociais. Além de um encontro de Influenciadores digitais, onde será debatida a impotência dos criadores de conteúdo na luta antirracista e no empoderamento negro. 

No ultimo dia do evento, o Museu da Abolição, em parceria com Larissa Santiago, coordenadora do site Blogueiras Negras, Irá iniciar uma pesquisa online que busca mapear criadores negros de conteúdo, da região nordeste, e entender a relação deles com a internet.  

O Conexão MAB busca agregar discussões ao Projeto Selos 2019, um projeto que norteia todas as atividades anuais da instituição e que tem o objetivo de unir as capacidades do MAB com as nuances que permeiam a vida dos afro-brasileiros e afro-brasileiras. Para o ano de 2019, escolhemos como tema os “Contextos Afros Digitais”, que buscam apresentar a forma como a população negra está inserida nos espaços digitais, sobretudo, na internet.

Serviço:

O que: Conexão MAB;

Quando: 22 e 23 de novembro;

Onde: Museu da Abolição, nº 1150, Madalena – Recife/PE;

Entrada: Gratuita;

Inscrições: https://forms.gle/nBQH4WbhNKxR74dc9 (ou acessando o @museuabolicao nas redes sociais).

Deixe uma resposta

scroll to top