Cida Gonçalves elenca o combate à violência contra mulheres negras como prioridade do ministério

cida-goncalves-mulheres.webp

A chefe do Ministério das Mulheres, Cida Gonçalves, tomou posse na terça-feira (03) e pontuou como prioridade da pasta o combate a violência contra as mulheres negras. Em 2021, 62%  das mulheres vítimas de feminicídio no Brasil eram negras, segundo dados do IPEA divulgados em 2022.

“Estamos estruturando um ministério com uma assessoria especial diretamente vinculada a mim, que contará com especialistas em racismo e na questão das mulheres negras para nos ajudar no combate às violências a esses públicos”, disse a ministra Cida Gonçalves.

Ministra Cida Gonçalves durante a posse / Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil

Leia também: Violência doméstica: 72% dos entrevistados dizem que policiais não acreditam em denúncias

A ministra ressaltou que a decisão é uma ação necessária diante da sociedade escravocrata brasileira os reflexos do racismo cotidiano presente na sociedade brasileira. Gonçalves ainda reforçou a parceria da pasta com o Ministério da Igualdade Racial que conta com a chefia de Anielle Franco.

“Se temos isso instaurado no cotidiano, os negros e as mulheres negras sempre estarão em uma condição de vulnerabilidade. E, sim, nós teremos políticas públicas voltadas para esses grupos. A Anielle [Franco] que é a ministra da Igualdade Racial já participou de reuniões conosco e estamos pensando em diversas ações conjuntas”, relatou a ministra em entrevista ao Correio do Estado.

Anielle Franco também confirmou a ação conjunta entre as pastas, “não será um ministério isolado”. Vamos trabalhar com todos os ministérios para recuperar o retrocesso que foi feito nos últimos anos e para avançar de uma forma urgente, necessária e inédita”, disse a ministra ao anunciar a adesão à pasta. (LEIA A MATÉRIA COMPLETA SOBRE O MINISTÉRIO DA IGUALDADE RACIAL AQUI). 

Deixe uma resposta

scroll to top