Nesta terça-feira (11) o Google anunciou o lançamento do “modo ladrão” no Android, no Brasil. A ferramenta de proteção contra roubo será disponibilizado para os brasileiros no próximo mês, por meio de uma versão beta inicial exclusiva. O recurso poderá ser usado em dispositivos a partir do Android 10.
Uma das funcionalidades é o Bloqueio de Detecção de Roubo. “Este novo recurso usa a IA do Google para detectar se alguém arranca seu telefone de sua mão e tenta fugir com ele correndo, de bicicleta ou em um carro. Se um movimento comumente associado a furto ou roubo for detectado, a tela do seu telefone será bloqueada rapidamente“, explica.
A intenção com isso, é evitar que os ladrões acessem os dados do dono do aparelho, e depois ele só poderá ser ativado novamente com a senha. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, aproximadamente 2 celulares são roubados a cada minuto.
Além disso, o novo recurso também tem a possibilidade de bloquear ou limpar remotamente um telefone perdido ou roubado, sem a necessidade de lembrar de uma senha, e usando apenas o número de telefone, em qualquer outro dispositivo.
A última novidade do recurso é o ‘Bloqueio de Dispositivo Off-line’. “Se um ladrão tentar desconectar seu telefone por longos períodos de tempo, o Bloqueio de Dispositivo Off-line bloqueará automaticamente sua tela para ajudar a proteger seus dados mesmo quando seu dispositivo estiver fora da rede“.
O Google informou que os interessados em ser notificados sobre a disponibilidade dos recursos, só precisam preencher um formulário.
Leia também: Operação policial no Complexo da Maré (RJ) afeta mais de 40 escolas nesta terça