Mês da Consciência Negra: 5 filmes e documentários para assistir e aprender

pexels-andres-ayrton-6578839-scaled.jpg

O mês da Consciência Negra nasceu a partir do dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro em referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes quilombolas da história do país. A data foi instituída oficialmente pela Lei nº 12.519, em 2011, sendo um marco para o povo preto brasileiro.

Desde então, o período é usado para relembrar e celebrar a luta da comunidade negra contra o racismo, e reforçar a importância de permanecer lutando contra o preconceito racial que ainda ocupa o país. Além disso, o momento também é usado para celebrar a cultura desenvolvida pelos povos pretos, que faz parte da identidade do Brasil.

Por isso, o Notícia Preta preparou uma lista com 5 filmes e documentários que falam sobre negritude, ancestralidade, cultura e combate ao racismo. 

  1. Doutor Gama: O filme é, nada mais nada menos que uma biografia de Luiz Gama, um homem negro abolicionista que usou leis e tribunais para libertar centenas de escravos. 
  1. A última abolição: Se trata de um documentário que fala sobre a escravidão no Brasil, destacando os movimentos abolicionistas e os principais acontecimentos do período.
  1. Medida Provisória: É um filme distópico, é uma adaptação da peça “Namíbia, Não!”, e fala sobre um Brasil onde pessoas negras são enviadas para a África 
  1. Emicida: AmarElo: É Tudo Pra Ontem –  É um filme documentário que além de mostrar o show do rapper e ativista Emicida, também mostra os bastidores e uma grande aula de história 
  1. M8 – Quando a Morte Socorre a Vida: O filme conta a história de um aluno negro de periferia que entra para a faculdade pública de medicina, e começa a refletir sobre o lugar que ocupa 

Leia Também: Festival em Niterói (RJ) celebra Dia da Consciência Negra com shows de Teresa Cristina e Drik Barbosa

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

0 Replies to “Mês da Consciência Negra: 5 filmes e documentários para assistir e aprender”

Deixe uma resposta

scroll to top