O mês da Consciência Negra nasceu a partir do dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro em referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes quilombolas da história do país. A data foi instituída oficialmente pela Lei nº 12.519, em 2011, sendo um marco para o povo preto brasileiro.
Desde então, o período é usado para relembrar e celebrar a luta da comunidade negra contra o racismo, e reforçar a importância de permanecer lutando contra o preconceito racial que ainda ocupa o país. Além disso, o momento também é usado para celebrar a cultura desenvolvida pelos povos pretos, que faz parte da identidade do Brasil.
Por isso, o Notícia Preta preparou uma lista com 5 filmes e documentários que falam sobre negritude, ancestralidade, cultura e combate ao racismo.
- Doutor Gama: O filme é, nada mais nada menos que uma biografia de Luiz Gama, um homem negro abolicionista que usou leis e tribunais para libertar centenas de escravos.
- A última abolição: Se trata de um documentário que fala sobre a escravidão no Brasil, destacando os movimentos abolicionistas e os principais acontecimentos do período.
- Medida Provisória: É um filme distópico, é uma adaptação da peça “Namíbia, Não!”, e fala sobre um Brasil onde pessoas negras são enviadas para a África
- Emicida: AmarElo: É Tudo Pra Ontem – É um filme documentário que além de mostrar o show do rapper e ativista Emicida, também mostra os bastidores e uma grande aula de história
- M8 – Quando a Morte Socorre a Vida: O filme conta a história de um aluno negro de periferia que entra para a faculdade pública de medicina, e começa a refletir sobre o lugar que ocupa
Leia Também: Festival em Niterói (RJ) celebra Dia da Consciência Negra com shows de Teresa Cristina e Drik Barbosa
0 Replies to “Mês da Consciência Negra: 5 filmes e documentários para assistir e aprender”